Daces encerra o projeto “Acessibilidade se aprende em casa” para as equipes da Diretoria de Comunicação, Gráfica e Editora Universitária

publicado: 03/06/2024 14h14, última modificação: 03/06/2024 14h14

Nas últimas 3 quartas-feiras de maio, a Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promoveu o projeto “Acessibilidade se aprende em casa” para as equipes da Diretoria de Comunicação (DCom), Gráfica Universitária e Editora da UFMA (Edufma) com o propósito de orientar, auxiliar, e informar os participantes acerca do atendimento às pessoas com deficiência.

O projeto encerrou com um treinamento da equipe dentro do prédio onde funcionam a diretoria, gráfica e editora visando a capacitação de servidores, terceirizados e bolsistas para o atendimento de pessoas com deficiência visual que possam vir a visitar as instalações e que precisem ser guiados.

Roselane Martins, tradutora e intérprete de Libras da Daces, destaca a importância do projeto: “O objetivo principal do treinamento, da formação, é despertar essas responsabilidade com acessibilidade dentro dos setores da UFMA, o próprio nome do projeto já diz isso. Estamos indo aos espaços, aos setores, conversando com servidores técnicos ou docentes para despertar essa consciência social, essa responsabilidade social com as pessoas que fazem parte do câmpus, que fazem a Universidade, para transformá-la em um lugar acessível que sabemos que é muito grande, tem muitos espaços e muitos prédios e muitos serviços que a diretoria de acessibilidade não consegue alcançar a todos, quanto mais pessoas tiverem conhecimento sobre esse assunto, mais teremos acessibilidade dentro dos limites da Universidade”.

A tradutora ainda pontua os resultados esperados após a finalização do projeto com a equipe: “Acredito que encerrando os cursos, as pessoas que participaram consigam identificar os pontos de melhoria, os pontos que estão faltando acessibilidade e acionando os setores responsáveis para as melhorias, para nós essa já é a melhor resposta, o melhor retorno que poderíamos ter e temos certeza que alcançaremos isso. Nós também conseguimos detectar alguns espaços que começaremos a monitorar em relação à acessibilidade pois é o papel da Daces”.

Liédson Moreira, bolsista da coordenação de relações públicas e cerimonial da DCom, explica a importância do curso para o seu aprendizado como estudante e como bolsista da UFMA: “Esse curso visa capacitar nós que atuamos na Diretoria de Comunicação e também na nossa prestação de serviço, enquanto bolsista do cerimonial esse tipo de treinamento me capacitará a lidar com o público, com a pessoa com deficiência e assim prestar um atendimento de qualidade, acessível e seguro. O que me chamou atenção no segundo momento do curso foi sobre a palavra corresponsabilidade, que a acessibilidade é algo que parte de todos nós, não é algo distante e nem algo que está fora, mas é algo que cada um de nós precisamos ser responsáveis quando se trata de acessibilidade”.

O bolsista ainda complementa sobre a acessibilidade se tratar de algo social e não apenas individual: “Esse projeto não é algo apenas para uma diretoria, um departamento ou somente para pessoas que convivem com pessoas com deficiência, mas é algo que nós, enquanto cidadãos, devermos ter a consciência acerca da acessibilidade e ter esse olhar para as pessoas com deficiência. Algo que aprendi foi sobre corresponsabilidade, de que todos nós somos responsáveis quando se trata de acessibilidade, do relacionamento, da prestação de serviço para a pessoa com deficiência. E eu acredito que esse curso, que esse projeto, foi um start, um início de uma discussão e de uma reflexão que deve perdurar, que deve continuar, até porque nós, enquanto profissionais de informação, vamos lidar com essas pessoas, nós vamos prestar serviço, nós vamos atender essas pessoas e para isso, é necessário que tenhamos a capacidade, o profissionalismo e esse entendimento de como fornecer esse serviço, de como também melhorar a vida dessas pessoas e os serviços que elas precisam ser atendidas”.

A Daces está com vagas abertas para que outros setores da UFMA possam levar o projeto para outros servidores, técnicos, bolsistas e contratados. Para entrar em contato, basta enviar um e-mail para daces.adm@ufma.br.

Por: Karina Soares

Fotos: Roselane Martins