Cursos de Línguas Andifes-ISF do Programa Idiomas sem Fronteiras têm inscrições abertas até o dia 16 de maio

publicado: 13/05/2022 17h45, última modificação: 14/05/2022 22h38

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) abre as inscrições dos cursos on-line e gratuitos do Programa Idiomas sem Fronteiras (Isf). Os cursos oferecidos são: alemão, espanhol, francês, inglês e português para estrangeiros. As inscrições serão encerradas na segunda-feira, 16 de maio, às 12h, e serão realizadas exclusivamente pela internet, pelo link específico para cada idioma.

A Universidade Federal do Maranhão é uma das instituições credenciadas na Rede Andifes-Isf, por isso todos os discentes, docentes e servidores poderão participar dos cursos.

Sobre as vagas

São 1.100 vagas distribuídas em seis idiomas. No total, serão 25 vagas ofertadas para o curso de alemão, 250 vagas para espanhol, 125 vagas para francês, 325 vagas para inglês, 50 vagas para italiano e 325 vagas para o curso de português. Cada turma terá no máximo 25 alunos e haverá uma lista de espera com dez discentes para cada turma.

As vagas ofertadas serão preenchidas por ordem de inscrição. É fundamental apresentar comprovante de vínculo com a instituição e comprovante de proficiência. No caso do curso de Italiano, o candidato terá que apresentar declaração do orientador que consinta a proficiência para pesquisa ou mobilidade acadêmica. Para o curso de alemão, o candidato terá que apresentar o resultado do teste de nivelamento e atingido no mínimo o nível de proficiência B1 (97 pontos) para ser aceito.

Os cursos são gratuitos e realizados totalmente de forma on-line, com duração de quatro ou oito semanas e tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades linguísticas para a internacionalização.

Sobre as inscrições

As inscrições só poderão ser realizadas mediante uma conta Google, para que seja possível a administração das respostas. O pretendente poderá concorrer somente a uma vaga para um idioma. Se o CPF do candidato estiver inscrito em dois ou mais idiomas, será indeferido em ambos ou em todos os idiomas que se inscreveu. Além disso, se houver inscrição do mesmo CPF com outros e-mails, a pessoa que pretende obter a vaga será desclassificada.

O curso será ofertado em uma plataforma digital, e o link para ter acesso às aulas será enviado junto com o e-mail de orientações, quando as inscrições dos candidatos forem deferidas.

Mais detalhes e informações sobre as inscrições estão disponíveis no edital.

Por: Rafaela Pinheiro

Produção: Bruna Castro