Notícias

Cursos de Engenharias e BICT do Câmpus de Balsas da UFMA realizaram a 1º Jornada de Engenharia do Centro de Ciências de Balsas

publicado: 21/06/2024 10h19, última modificação: 21/06/2024 10h19
Cursos de Engenharias e BICT do Câmpus de Balsas da UFMA realizaram a 1º Jornada de Engenharia do Centro de Ciências de Balsas

Os cursos de Engenharias Ambiental, Civil, Elétrica e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) do Câmpus de Balsas da Universidade Federal do Maranhão promoveram, entre os dias 4 e 7 de junho, a 1ª Jornada de Engenharia do Centro de Ciências de Balsas (JorEng) com a temática 'Profissionais da Engenharia no Mercado de Trabalho', realizado no auditório da UFMA de Balsas.

Sendo a primeira edição do evento, este se destaca dos demais realizados no câmpus de Balsas por focar exclusivamente no aspecto profissional do engenheiro no mercado de trabalho e ser o primeiro evento realizado de forma conjunta pelos quatro cursos do câmpus, incentivando a colaboração e a interação entre discentes e docentes.

A configuração da jornada acrescenta positivamente para a bagagem profissional dos discentes, visto que proporciona uma visão prática do mercado de trabalho antecipando aspectos profissionais antes da prática do estágio obrigatório por meio de palestras direcionadas, competições práticas e mesas-redondas com depoimentos de egressos que exercem a profissão de engenheiro.

A jornada teve como principais objetivos realizar uma atividade direcionada ao mercado de trabalho e à atuação profissional dos futuros engenheiros formados, além de incentivar ações práticas dos discentes por meio de competições, apresentar as atividades do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA) aos alunos e promover a interação entre estudantes, egressos e empresas que atuam em Balsas e regiões próximas.

Ivanilson Costa, coordenador do curso de Ciência e Tecnologia, pontua o intuito da jornada junto de sua importância e resultados alcançados. “A 1ª Jornada de Engenharia foi organizada com a expectativa de ser um evento transformador para os discentes, proporcionando uma experiência rica e diversificada que preparasse os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. O tema escolhido e as atividades planejadas refletiram um enfoque claro na profissionalização dos futuros engenheiros, promovendo a integração e a interação entre a academia e o mercado. Com base nas informações fornecidas, é evidente que as expectativas da comissão organizadora foram amplamente atendidas, estabelecendo um importante precedente para futuras edições do evento”, acentua. 

A organização do evento afirma que os principais objetivos da jornada fora alcançados com precisão, como foco no mercado de trabalho; ações práticas que incentivaram a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes; introdução ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA); Interação entre discentes, egressos e empresas; além da importância e colaboração entres discentes e docentes de diferentes cursos com o ponto em comum na área de atuação.

A atividades realizadas durante os 4 dias de evento foram:

1º Dia - 04/06/24: Entrega das pontes, abertura, momento egresso & diálogos da Engenharia;

2º Dia - 05/06/24: Geocaching, atividade lusiva ao dia mundial do meio ambiente;

3º Dia - 06/06/24: II Competição de Robótica & II Competição de pontes de palito de picolé;

4º Dia - 07/06/24: Habilidades de profissionais da engenharia para mercado de trabalho (Palestra) & Premiação. 

Por: Karina Soares

registrado em: