publicado: 11/08/2023 09h06, última modificação: 11/08/2023 18h23
Cursos da área da Saúde da UFMA realizam I Encontro de Morfologia da Liga de Anatomia do Maranhão em São Luís.

No dia 22 de julho, foi realizado o “I Encontro de Morfologia da Liga de Anatomia do Maranhão (EMLAM), com a temática “Anatomia além das especialidades: a ciência que nos une”, construído em conjunto com os cursos da área da saúde da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Segundo os organizadores, o encontro surge com objetivo de trazer profissionais conceituados da saúde para abordar temas de grande relevância dentro da anatomia em todas as suas dimensões, juntamente com acadêmicos de todo o Estado do Maranhão, a fim de democratizar o conhecimento anatômico por meio de um evento acessível, tecnológico e inovador.

Entre a programação, foram realizadas as palestras “Fundamentos Anatômicos na Harmonização orofacial” ministrada pelo professor do Departamento de Morfologia da UFMA Diogo Rubim e “Fundamentos Anatômicos na Modulação Intestinal”, ministrada pela nutricionista Karyne Figueredo. O evento reuniu diversos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Nutrição da Universidade e de outras instituições parceiras, além de profissionais da saúde de todo o país. Willard Figueiredo Souza, discente de odontologia da UFMA e Presidente da Liga Acadêmica de Anatomia Humana, declarou que, pela primeira vez na história da instituição, uma liga de medicina de caráter multidisciplinar realiza um encontro das ciências fundamentas para os cursos da saúde de forma tão inovadora e espetacular.

“Não tenho dúvidas que entramos para a história e deixamos um grande legado. De forma inédita, a população maranhense prestigiou a construção de um evento que trouxe um estimulo ao estudo da anatomia e capacitação em morfologia para acadêmicos e profissionais da saúde. Agradeço a Deus, a minha família, à equipe organizadora, ao corpo docente, técnico e administrativo do Departamento de Morfologia da UFMA, sobretudo, ao chefe do Departamento, professor Diogo Rubim. Além de nossos patrocinadores e instituições parceiras, a Rádio Mirante FM e a Universidade Federal do Maranhão”, expressou Willard.

O professor Ozimo Gama, coordenador da Laanato e idealizador do “I Encontro de Morfologia da Liga de Anatomia do Maranhão (EMLAM)”, ressalta a importância do evento para capacitação da sociedade maranhense com pautas tão pertinentes da anatomia. “Enalteço, de maneira espetacular, a organização dos membros da Liga Acadêmica de Anatomia Humana da UFMA, que nos proporcionaram esse evento acadêmico e contemporâneo com assuntos importantes sobre o estudo da anatomia e puderam engrandecer ainda mais o nome de nossa Universidade ao compartilharem ideias e capacitarem a sociedade maranhense com assuntos tão atuais e agradáveis em termos acadêmicos. Agradeço em nome do professor Diogo Rubim e nosso homenageado maior, o professor José Américo Barroqueiro, ex-reitor da UFMA”, comentou.

Por: Alexandre Burity