Curso interdisciplinar “Desenvolvimento, Globalização e Turismos Possíveis” seguirá com palestras on-lines nessa sexta-feira, 20, às 9h30

publicado: 19/08/2021 11h54, última modificação: 19/08/2021 15h07

O curso de extensão “Desenvolvimento, Globalização e Turismos Possíveis”, coordenado pela professora Sylvana Kelly Marques, do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão do Câmpus São Bernardo, segue com palestras on-line, das 9h30 às 12h, por meio do Google Meet, sempre às sextas-feiras, até o dia 29 de setembro.

No próximo encontro, será realizada a mesa-redonda: “Organização e R-Existência Popular”, com a coordenação da professora Helena Maria de Castro e com as palestrantes Laura Rosa Costa de Oliveira, doutoranda em recursos naturais e desenvolvimento sustentável da Universidade de Córdoba; que falará sobre o tema “A-colher para viver: agroecologia entre possibilidades, artes e práticas”; e Ana Catarina Coutinho, mestre em Turismo pela UFMA, que ministrará a palestra “R-existência do Mandacaru: Economia local entre teoria e conceitos”.

Com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas e Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura da UFMA (Gepemadec), o curso interdisciplinar conta com palestras e mesas de debate apresentadas por professores de diversas instituições. O objetivo do curso é refletir, criar, planejar e organizar espaços de atuação e geração de renda para alunos da licenciatura e do bacharelado em Turismo, ampliando a área de atuação no mercado. Entre os temas abordados no curso, destacam-se três: a “Construção das Direções de Desenvolvimento”; “Mitos da Modernidade: Discurso de Raça, Povo e Pobreza”; e “Globalização e Dinâmicas Locais: Re-existências e Turismos Possíveis”.

O evento é destinado ao público interno e externo da UFMA. As inscrições podem ser feitas no Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais (Sigeventos). O material será disponibilizado via Sigaa e por grupo de Whatsapp.

Por: Carlos Marques

Produção: Marcos Paulo Albuquerque