Curso forma profissionais para captação de tecido musculoesquelético no HU-UFMA

publicado: 14/06/2021 12h22, última modificação: 14/06/2021 14h49

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) é o único hospital público do Maranhão credenciado junto ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT), como captador e transplantador. Diante desse cenário, a Comissão Intra-hospitalar de Doação e Tecidos para Transplantes do HU-UFMA (CIHDOTT) viu a necessidade de organizar o primeiro Curso de Formação de Profissionais em Captação de Tecido Músculo Esquelético com o objetivo de capacitar profissionais da área da saúde para atuar na área de doação e transplante de tecido musculoesquelético, com atitude ética e responsável.

O evento foi um sucesso e conseguiu, no formato on-line, alcançar o maior número de profissionais e obter quase 180 acessos. O curso abordou temas de grande relevância do processo de doação e transplante, como: Conceitos gerais e triagem de potencial doador cadáver; Definição e tipos de transplantes; Legislação vigente; Tipos de doadores elegíveis para tecido musculoesquelético; Contraindicações absolutas para captação de TME; Captação – da preparação até o desfecho final; Credenciamento de equipes e transplantes de TME – indicações e cuidados; entre outros.

O processo de doação e transplante é bastante complexo, uma vez que tem a sociedade como fornecedora dos órgãos e tecidos, e ela mesma é a beneficiada com a implantação em pacientes que não tiveram sucesso em outras terapias. Dentro dos tipos de tecidos transplantáveis entre humanos, os musculoesqueléticos (ossos, tendões, ligamentos, meniscos, fáscia-latas e cartilagens) são indicados para diversas situações tanto na área médica (ortopedia, oncologia, urologia, otorrinolaringologia, oftalmologia) quanto na área odontológica (implantodontia, periodontia, buco-maxilo).

O transplante de tecido musculoesquelético é a substituição de um desses materiais orgânicos que visa restabelecer a saúde e a qualidade de vida do paciente receptor. Existem também as próteses sintéticas, mas sabe-se que o transplante de ossos causa menos complicações em longo prazo. O médico ortopedista Raul Frankllin Almeida, chefe do grupo de cirurgia do quadril e joelho e RT do Transplante Musculoesquelético do HU-UFMA, fala sobre as especificidades do tecido ósseo. “Com uma única captação, é possível beneficiar entre 30 e 35 pacientes. Isso ocorre dado que os ossos são processados, cortados, raspados e estocados em bancos, com base nas demandas específicas, evitando-se desperdício de material humano e valorizando se a doação”.

Entre os instrutores, estavam profissionais renomados não só do HU-UFMA, mas também do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro. São eles: Rafael Augusto Dantas Prinz, chefe da área de Transplantes de Multitecidos do Into; Tatiana Gargano Lemos, enfermeira-chefe da equipe de enfermagem da área de Transplantes de Multitecidos do Into; Mônica Nunes de Souza dos Santos, enfermeira da área de Transplantes de Multitecidos do Into, atuando em captação de tecido musculoesquelético; Gabriel Pimenta de Moraes Neto, médico ortopedista da área de Transplantes de Multitecidos do Into, captador de tecido musculoesquelético; Maria Angélica da Silva Araújo Alvarenga, administrativo da área de Transplantes de Multitecidos do Into; Rafael Santos da Cunha, administrativo da área de Transplantes de Multitecidos do Into; e Raul Frankllin de Carvalho Almeida, chefe do grupo de cirurgia do quadril e joelho e RT do Transplante Musculoesquelético do HU-UFMA.

Publicado originalmente em 09/06/21, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário da UFMA