Curso de Turismo de São Bernardo realiza visita técnica em Barreirinhas-MA

publicado: 03/07/2023 09h36, última modificação: 03/07/2023 12h08
Curso de Turismo de São Bernardo realiza visita técnica em Barreirinhas-MA

Nos dias 03 e 04 de junho, os docentes do curso de Turismo da UFMA de São Bernardo Thiago Pereira Lima, Tatiana Colasante, Ana Catarina Coutinho e Igor Moraes Rodrigues conduziram os discentes em visita técnica a Barreirinhas-MA, um dos municípios de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Um dos objetivos da atividade foi “promover uma visão integrada do turismo, identificando as estratégias de gestão pública dentro da estrutura política do turismo bem como analisar as estratégias utilizadas pelos gestores na comercialização de produtos e/ou serviços turísticos do município” explica a Profa. Dra. Tatiana Colasante.

No dia 3 de junho, a  programação teve início com uma visita à Casa do Turista, onde o grupo foi recebido pelo Prefeito Amílcar Gonçalves Rocha e pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento — Fabio Gonçalves Rocha (Secretário de Turismo), Régis Reis Junior (Secretario Adjunto de Turismo) e Josiel Santos —., que explanaram sobre as ações de fomento ao turismo no município. Em seguida, participaram de uma palestra sobre turismo gastronômico organizada pelos professores Tiago Guelssi Armoa Vieira, Débora Rodrigues de Oliveira Serra e Christiano Jorge Campos, do Curso de Gestão em Turismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Câmpus Barreirinhas e que contou com a participação dos proprietários do sítio Paraíso do Caju, Marcelo Zelarayán e Dona Maria de Fátima Pereira Correa, que falaram sobre a experiência com o turismo de base comunitária.

Para o coordenador do curso de Gestão em Turismo do IFMA, Prof. Tiago, “foi uma experiência enriquecedora, poder compartilhar um pouco do conhecimento sobre o turismo gastronômico com os docentes e discentes da UFMA. Acredito que o evento, ao abordar questões de sustentabilidade no turismo gastronômico, como a utilização de ingredientes orgânicos, a redução do desperdício de alimentos e o apoio aos produtores locais, colaborou com a conscientização dos participantes sobre a importância dessas práticas”. A Profa. Débora ratificou a importância das parcerias institucionais: “A organização do evento envolvendo o Câmpus da UFMA São Bernardo e o IFMA Barreirinhas comprovam como é enriquecedor promover a troca de experiências entre as instituições. A valorização da gastronomia local como atrativo turístico necessita de diversas estratégias, a exemplo da realização dos festivais gastronômicos. A escolha de Barreirinhas para a realização da visita técnica foi significativa por possibilitar que os alunos observem e analisem, criticamente, a sua oferta turística”.

Na segunda parte da visita, o grupo visitou um dos empreendimentos turísticos mais antigos do município, a Pousada O Buriti, e foi recepcionado pela proprietária, Dona Lourdes Leitão. No fim do dia, os docentes e discentes foram conhecer o complexo de lazer Parque das Dunas e o Centro de Artesanato, onde foram recebidos pelas artesãs, que puderam mostrar seus trabalhos e explicar o processo produtivo de alguns deles.

No dia 4 de junho, foi a vez de conhecerem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pela manhã, com o circuito Lagoa Azul. Aluno do 2º período do curso, Paulo Reis é morador de Barreirinhas e ressaltou a importância de ter participado da visita técnica com uma visão mais profissional: “Com o curso e os conhecimentos adquiridos, percebi claramente as potencialidades do turismo em minha cidade. Entretanto  há muito a ser feito, sobretudo, em termos de serviços prestados ao turista, e uma efetiva participação dos órgãos públicos na busca de melhorias em termos de políticas públicas voltadas ao setor”.

Já Guilherme Vieira da Silva, estudante do 4º período do curso destaca que “como experiência pessoal, a viagem técnica pra Barreirinhas foi incrível como aluno. Foi bem gratificante já que vi na prática uma cidade turística bem-desenvolvida, pontos turísticos e alguns pontos de organização da cidade. Na sala de aula, aprendemos teorias e fazemos provas para firmar o conteúdo, mas, com atividades práticas como essa, conseguimos entender a teoria melhor, pois vemos como ela se desdobra em uma situação real”.