Curso de Turismo da UFMA realiza Operação Feliz Natal com ações de preservação ambiental, em Barreirinhas

publicado: 27/12/2023 14h02, última modificação: 28/12/2023 09h22

Entre os dias 12 e 16 de dezembro, docente e discentes do curso de Turismo da UFMA promoveram, na cidade de Barreirinhas, a "Operação Feliz Natal", realizada no âmbito do Projeto de Extensão "Turismo de Base Comunitária sob a perspectiva da agricultura familiar". O objetivo principal foi fortalecer os laços com a comunidade e promover a preservação ambiental na região, concentrando esforços para reconhecer e agradecer aos comunitários essenciais para o turismo local.

A ação foi desenvolvida pela professora e coordenadora do projeto de extensão, Mônica de Nazaré Ferreira Araújo, juntamente com as discentes do curso de Turismo Letícia Aguiar Gâdelha – coordenadora da Operação Feliz Natal - , Caroline Medeiros dos Santos e Melissa Cadete Azevedo. O time envolvido na Operação Feliz Natal também incluiu dois servidores da Corporação do Bombeiros de Barreirinhas, cinco servidores e agentes ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e dois policiais militares do Estado do Maranhão. Essa colaboração interinstitucional ressalta a importância de unir forças para a proteção de áreas naturais sensíveis.

Contou com a participação de 104 crianças do ensino básico das Unidades Escolares Antonio Paulo de Oliveira, em Santo Inácio; Zizina Oliveira, no povoado Bar da Hora; e Maximiliano Diniz Aguiar, na Ponta do Mangue; além de oito professores e cinco colaboradores dessas escolas. O envolvimento da comunidade escolar destacou a importância de integrar a educação ao contexto local e à conservação ambiental. A operação também contemplou 27 comunitários envolvidos em iniciativas turísticas dentro e nos arredores do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Entre eles, estavam pescadores, artesãos e permacultores que, além de atuarem em seus pontos de alimentação, restaurantes, hospedagens e passeios, desempenham um papel crucial na preservação do ecossistema local.

A realização do roteiro natalino envolveu visitas aos comunitários dos povoados Bar da Hora, Santo Inácio, Atins e Ponta do Mangue. Durante as visitas, foram entregues cartões de Natal como forma de agradecimento pela acolhida ao longo do ano de 2023, reforçando o compromisso de continuar a parceria no ano de 2024.

Além das celebrações junto aos comunitários, a Operação Feliz Natal também se estendeu às escolas locais. Os alunos participaram ativamente, confeccionando árvores de Natal com materiais sustentáveis, como tinta de açafrão, café e colorau. A iniciativa promoveu a consciência ambiental e incentivou a criatividade das crianças, que também confeccionaram painéis decorativos e cartões de Natal com papel reciclado para seus pais. Brinquedos, revistas e livros foram entregues às escolas, enriquecendo o ambiente educacional.

Dona Maria do Celso, uma das mais antigas lideranças comunitárias do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, expressou sua gratidão, afirmando que a Operação Feliz Natal valoriza os moradores locais, fortalecendo o compromisso com a preservação do ambiente que a Natureza generosamente presenteou à comunidade. “A Operação Feliz Natal nos valoriza como moradores do parque e nos fortalece para que possamos cada vez mais cuidar de nosso quintal, conservar mais esse lindo parque que a Natureza nos deu de presente", mencionou.

Operação Feliz Natal em Barreirinhas - 16.12.23

De acordo com a organização, a realização da Operação Feliz Natal contou com a colaboração de diversas entidades, como a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Barreirinhas, ICMBIO-Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Comissão Pastoral dos Pescadores, Casa Ingapura, Restaurantes O Grelhado, Panela Cheia, Casa de Juja, Agência de Turismo Mundo Gekos, Coordenação de Turismo (Cotur) da UFMA e professores do Departamento de Turismo e Hotelaria (DETUH) da UFMA.

A professora Monica de Nazaré destacou o compromisso social do projeto durante todo o ano e a integração dos discentes para a qualificação profissional e pessoal. “A Operação Feliz Natal é uma ação que possibilita reconhecer o trabalho dos comunitários que têm iniciativas de turismo em suas comunidades. Fomos muitíssimos bem recebidos por todos, e sabemos o impacto do projeto, porque eles se sentiram reconhecidos pela UFMA pelo trabalho que desenvolvem e valorizados. Além de os alunos, ao longo do ano, participarem das atividades de nossa ciranda ecológica, por meio do Projeto de Turismo de Base Comunitária, eles também absorvem práticas sustentáveis que auxiliam no seu dia a dia, como a coleta seletiva de resíduos e a possibilidade de reciclar material para suas atividades de recreação”, finaliza.

Para acompanhar as atividades do projeto de extensão Turismo de Base Comunitária, acesse o perfil no instagram

Por: DCom

Fotos: Arquivo pessoal