Curso de Teatro e Gestus Empresa Júnior de Produção Cultural promovem o 1° Encontro de Parcerias Criativas para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas Culturais da UFMA

publicado: 02/09/2024 15h30, última modificação: 02/09/2024 17h26
Curso de Teatro e Gestus Empresa Júnior de Produção Cultural promovem a 1° Encontro de Parcerias Criativas para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas Culturais da UFMA

O curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, na próxima terça-feira, 10, o 1° Encontro de Parcerias Criativas para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas Culturais. O evento será realizado na sala de coworking do Núcleo Avançado de Empreendedorismo da UFMA, no dia 10 de setembro de 2024, das 9h às 12h, com a presença de representantes do setor cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Economia Criativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), bem como da equipe de desenvolvimento de projetos culturais do Centro Cultural Vale Maranhão e da Equatorial Energia.

A iniciativa faz parte da disciplina Elaboração de Projetos e Prática de Produção de Espetáculos, ministrada pelo professor Victor Silper, e pela Gestus - Empresa Junior de Produção Cultural, vinculada ao referido curso. Tem por objetivo fomentar a interação e colaboração entre agentes culturais, produtores, artistas e instituições financiadoras, proporcionando uma plataforma para a apresentação e discussão de projetos culturais e oportunidades de desenvolvimento.

O evento é direcionado a convidados, incluindo artistas, produtores culturais, gestores de instituições culturais, investidores e outros profissionais envolvidos ou interessados no desenvolvimento de projetos e agendas culturais. Ele surgiu da necessidade de oferecer acesso real ao circuito de fomento cultural do estado para os projetos idealizados pelos discentes do curso de Teatro da UFMA, com o objetivo de fortalecer a cultura local e criar um ambiente propício ao surgimento e desenvolvimento de novas ideias culturais. O evento promove a troca de experiências, o estabelecimento de parcerias e o acesso a recursos que podem impulsionar o crescimento e a sustentabilidade do setor cultural.

“Após uma intensa jornada de aprendizado na disciplina de Elaboração de Projetos e Prática de Produção de Espetáculos, os discentes tiveram a oportunidade de desenvolver suas ideias culturais dentro de uma estrutura que prioriza o compromisso social, educativo, cultural e ecológico. Eles acessaram referências que forneceram subsídios para a criação de projetos culturais com perspectivas territoriais e participativas, incluindo espetáculos, mostras e ciclos formativos. O entendimento da cultura na contemporaneidade, bem como práticas e estudos decoloniais, foram os pilares dessa empreitada”, explica Victor Silper, docente responsável pela ação.

O encontro contará com apresentação do painel “GodôVirá: Festival de Cenas Curtas”, pelo professor Abimaelson Santos, que apresentará os resultados do projeto desenvolvido pela Gestus - Empresa Júnior de Produção Cultural da UFMA durante as três edições, e a apresentação dos projetos, em formato de pitches, desenvolvidos pelos discentes do curso de Teatro para uma banca composta por potenciais patrocinadores, oportunizando feedbacks e orientações qualificados, networking para facilitar a construção de parcerias e discussões sobre possibilidades de financiamento, apoio institucional e outros recursos disponíveis para a realização de projetos culturais.

A Gestus - Empresa Júnior de Produção Cultural

A Gestus Produções Culturais, uma empresa júnior vinculada ao Departamento de Artes Cênicas da UFMA, foi criada em 2018 por alunos e professores do curso de Teatro para preencher a lacuna identificada durante a disciplina de Prática de Produção de Espetáculos. A necessidade de uma estrutura que representasse juridicamente os artistas e promovesse projetos culturais da instituição gerou a ideia de criar a Gestus.

Desde sua fundação, a Gestus tem se destacado na gestão de projetos artísticos, promovendo festivais, oficinas e espetáculos teatrais, e oferecendo uma experiência prática de empreendedorismo aos estudantes. A empresa funciona no prédio NAVE - Núcleo Avançado de Empreendedorismo da UFMA e também de forma remota, pelo e-mail gestusjunior@gmail.com. Essa estrutura permite à Gestus adotar uma abordagem multidisciplinar, integrando práticas das ciências da administração, arte e comunicação, e possibilita aos alunos se envolverem em todas as etapas da produção cultural, desde a pré-produção até a pós-produção.

Um exemplo prático do trabalho da Gestus é o festival de cenas curtas "Godôvirá", que já está em sua terceira edição e evidencia o compromisso da empresa com a arte cênica e a troca de experiências entre artistas e o público. Além disso, a Gestus participa de grandes eventos, como a XVII Semana de Teatro no Maranhão e a 16ª Semana Maranhense de Dança.

Com um firme compromisso com a cultura local e a formação de novos produtores culturais, a Gestus se estabelece como um agente transformador no cenário artístico do Maranhão, contribuindo para a valorização e a difusão das artes cênicas na região.

Por: Gestus