Curso de Serviço Social promove, nesta quarta-feira, 27, a partir das 14h, a palestra “A Desconstrução do Capacitismo no Ensino Superior”

publicado: 27/07/2022 13h25, última modificação: 27/07/2022 15h21

Com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão sobre o capacitismo, a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência, será realizada hoje, 27, com início às 14h, na sala C-102 do Centro de Ciências Sociais (CCSO) da Cidade Universitária, a palestra “A Desconstrução do Capacitismo no Ensino Superior”, a ser ministrada por Joseana Lemos, membra do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão.

Alunos, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral podem participar de forma gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A ação busca a troca de conhecimentos e experiências para incentivar a diversidade. Haverá uma lista de frequência no local, o que garantirá aos presentes certificado de participação.

De acordo com a programação, também está previsto relato das principais dificuldades encontradas para a inclusão de uma criança com deficiência no ambiente escolar, uma vez que, atualmente, há dificuldade na busca por um espaço adaptado. Haverá ainda a exposição de bonecos artesanais inclusivos, em que serão retratadas as deficiências física, visual, auditiva, entre outros.

Os bonecos foram produzidos pela artesã Lucidalva Baldez e estarão disponíveis para a venda no local do evento. Para Helciany Moura, deficiente física e aluna do 8° período de Serviço Social, o momento representa uma conquista. “São muitas histórias marcantes e específicas que envolvem todo o conjunto neste dia, que está carregado de informações, conhecimento, diálogos. Hoje é dia de esperançar pela deficiência, todos nós ganhamos com isso. São mudanças para que a vida se torne mais feliz e bem melhor, dentro do que o direito nos permite”, afirmou.

A palestra é uma das atividades promovidas no curso de Serviço Social, por meio da disciplina “Deficiência e Políticas Públicas”, ministrada pela professora Jeovana Nunes, dando continuidade ao ciclo de seminários realizados na respectiva disciplina. Já foram realizadas as palestras “Direito à Pessoa com Deficiência: Discutindo acessos e possibilidades”, no dia 13 de julho; e “O Trabalho dentro dos Núcleos de Acessibilidade das Universidades Públicas em São Luís”, no dia 20 do mesmo mês.

Saiba mais

A Diretoria de Acessibilidade (Daces), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), foi criada com o objetivo de promover toda a assistência necessária aos alunos com deficiência, como, por exemplo, a adaptação e transcrição de material acadêmico e a disponibilização de intérpretes de Libras. Independentemente do tipo de deficiência, os discentes podem solicitar o atendimento pelo e-mail daces.proen@ufma.br ou pelo site atendimento-proen.ufma.br.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro