Curso de Letras-Libras da UFMA promove a V Jornada de estudos linguísticos e literários

publicado: 01/07/2024 10h15, última modificação: 01/07/2024 10h15

O curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, nos dias 04 e 05 de julho, a V Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. O evento será realizado no auditório setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), no Câmpus São Luís, a partir das 8h. A jornada visa possibilitar trocas de conhecimentos ao compartilhar trabalhos realizados com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os alunos do curso de Letras-Libras, pesquisadores, docentes e demais interessados, a fim de informar sobre a importância da língua para a comunidade surda, além de abranger a valorização de espaços de aprendizado sobre o idioma.

Discente do 3° período do curso de Letras-Libras, Rayssa Alves destacou a principal contribuição da realização do evento dentro da comunidade acadêmica.  “A principal contribuição da realização da Jornada dentro do espaço universitário é promover um ambiente de aprendizado enriquecedor e inclusivo. Este evento não apenas celebra a linguagem e a literatura em Libras, mas também amplia o diálogo sobre questões linguísticas e literárias que são essenciais para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. Ela também fortalece a visibilidade e o reconhecimento da cultura surda e da língua de sinais, destacando sua importância na diversidade linguística e cultural”, enfatiza.

A estudante ainda acrescenta o sentimento em estar fazendo parte da iniciativa. “Participar é uma experiência incrível e muito gratificante. Fazer parte desse curso e tornar possível a realização deste evento é uma mistura de orgulho e realização pessoal. Consigo ver esforço coletivo dos nossos colegas, assim como dos professores e organizadores para realizar um evento tão significativo. Me traz uma sensação incrível”, expressa.

A programação abordará tópicos sobre literatura surda, sintaxe da libras e utilização dos sintagmas nas estruturas sinalizadas. Também contará com mesa-redonda, oficinas, exibições culturais e apresentação de trabalhos, além do lançamento de livro comemorativo aos oito anos do curso e Letras-Libras da UFMA que apresenta pesquisas realizadas sobre os estudos linguísticos e literários por alunos e professores do curso.

As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis até sexta-feira, 05, por meio do site (acesse aqui).

Por: Camilla Fernanda