Curso de Letras da UFMA promove Curso Introdutório de Libras até o dia 5 de janeiro de 2021

publicado: 15/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS - Teve início no dia 10 de dezembro, com transmissão pelo Youtube, a aula inaugural do Curso Introdutório à Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertado pelo Curso de Letras com habilitação em Libras da UFMA e pelo projeto Foco Acadêmico (Libras). O curso é realizado on-line, via Google Meet, tendo carga horária de 30 horas. As aulas ocorrerão até a primeira semana de janeiro de 2021, no dia 5.

A aula inaugural teve a presença de 150 pessoas de diferentes municípios maranhenses e docentes da UFMA, entre estas: a professora Marta Portugal, chefe do Departamento de Letras; a professora Ana Cristina Xavier, conferencista e docente do Câmpus de Grajaú; o professor Paulo de Jesus, do Colégio Universitário da UFMA (Colun); a professora Heridan de Jesus Guterres, coordenadora do Projeto Foco Acadêmico/Libras; a intérprete Valquíria Dias; e os estudantes do curso de Letras - Libras Josiane Coelho e Hartanio Botelho, em que foi tratado sobre o ensino e aprendizagem de Libras, a comunicação com os surdos e a acessibilidade.

O objetivo da qualificação é promover o ensino, a pesquisa e a extensão em Libras, em uma perspectiva interdisciplinar, possibilitando o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Visa também ao fortalecimento da Universidade e estreitamento de laços entre surdos e ouvintes, além de capacitar em serviço servidores da UFMA, para que estes desenvolvam as competências necessárias para se comunicarem com pessoas surdas que transitam na Universidade.

O curso é destinado à comunidade em geral, bem como aos estudantes da UFMA. Segundo a professora Heridan Guterres, ainda que seja um curso introdutório, a ideia é ampliá-lo, ofertando outros cursos, ao longo do período letivo e vigência do projeto. Quanto mais pessoas estiverem engajadas, mais a Libras se dissemina entre a comunidade, em suas próprias palavras.

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante