Curso de Hotelaria da UFMA promoveu X Semana do Hoteleiro

publicado: 14/11/2023 13h59, última modificação: 14/11/2023 17h18
Curso de Hotelaria da UFMA promoveu X Semana do Hoteleiro

A X Semana do Hoteleiro, promovida entre os dias 6 e 11 de novembro, celebrou os 36 anos do curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o dia do hoteleiro, comemorado no dia 9 de novembro. O evento ocorreu em formato presencial, no Complexo Fábrica Santa Amélia, com apoio da coordenação do Curso de Hotelaria. A programação variada incluiu palestras, workshops, debates e oficinas voltadas para o universo da hotelaria.

Depois de um hiato de 3 anos, a Semana do Hoteleiro voltou a ocorrer com o objetivo de integralizar os discentes do curso de hotelaria com as diversas áreas que englobam a hotelaria, além de trazer mais conhecimento aos alunos.

Vitória Sousa, discente do curso de Hotelaria, pontua o sentimento com o retorno da semana: “O evento voltou com tudo agora, a partir de uma reunião que tivemos com a empresa júnior de Hotelaria, com a atlética do curso, com os projetos NUP, que é o núcleo de pesquisas voltados para a área de Hotelaria e também outro projeto voltado para o desenvolvimento humano dos alunos. A necessidade desse evento surgiu como resultado da falta dele, ficamos um tempo sem, logo uma semana que tem extrema importância para nós, visto que ocorre na mesma semana que o dia do hoteleiro, e ver alunos e professores empenhados em fazer acontecer novamente e organizar uma programação tão legal, isso que estamos desenvolvendo é muito bonito”.

X Semana do Hoteleiro

Uma exposição também fez parte da programação, contando a história e uma linha do tempo do curso de Hotelaria, abordando as turmas e os professores que passaram pelo curso, enaltecendo sua importância.

Jonilson Costa Correia, chefe do Departamento de Turismo e Hotelaria, fala um pouco sobre o evento e sua importância: “Sou decano do Curso de Hotelaria, da primeira turma do curso, ingressante no ano de 1987, e é sempre um prazer falar sobre ele, um curso que está fazendo 36 anos, e a Semana do Hoteleiro, que é a décima edição, está ocorrendo justamente em alusão a esses 36 anos de história, é uma homenagem aos estudantes, aos professores e aos projetos. É uma semana inteiramente montada por discentes e docentes que organizaram uma programação cheia de palestras, workshops, oficinas e debates buscando valorizar eles mesmos. Também tivemos convidados, como pessoas do mercado hoteleiro de São Luís, que vieram prestigiar esse momento. O evento é um tradição, que teve um hiato de três anos devido à pandemia, mas retornou agora com força total e esperamos que possamos organizar mais nos próximos anos.”

Por: Karina Soares

Produção: Ingrid Trindade