Curso de História da UFMA promove IV Seminário Internacional Histórias Conectadas

publicado: 17/11/2023 10h26, última modificação: 17/11/2023 15h46

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove o Seminário Internacional Histórias Conectadas, evento que está em sua 4ª edição e que ocorre entre os dias 21 e 24 de novembro, na Cidade Universitária Dom Delgado, em São Luís.

O evento tem por objetivo fomentar debates que possam enriquecer pesquisas no campo historiográfico dentro da agenda política internacional, com base na linha central que discutirá temas relacionados à História Ambiental, com enfoque em grandes projetos de desenvolvimento econômico e seus vários impactos como: precarização da vida em cidades; saúde e meio ambiente; desastres ambientais; aprofundamento da desigualdade econômica e desumanização.

O seminário também busca refletir sobre o lugar da produção do conhecimento histórico em perspectiva multidisciplinar (História, Antropologia, Arqueologia, Direito, Geografia, Economia, Saúde) dentro da agenda dos investimentos em ciência e tecnologia dos BRICS, com destaque para a África do Sul e a Índia.

O seminário é voltado para historiadores e pesquisadores de outra áreas inseridos na temática da História Ambiental.

Nesta edição, o IV SIHC ocorrerá em parceria e de forma paralela ao V Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO), ambos os eventos são organizados e preparados por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em História.

A programação conta com conferências e mesas-redondas com palestrantes de diversas instituições no Brasil e do mundo. Os simpósios temáticos ocorrem em todos os dias de programação, no turno matutino. As inscrições para ouvintes seguem abertas até os dias de evento por meio do link.

Confira a programação do IV Seminário Internacional Histórias Conectadas

21/11, 14h - CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Local: Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH)

Título: História Ambiental e os processos de desumanização