Curso de Geografia da UFMA promove III Workshop do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais

publicado: 10/10/2023 10h04, última modificação: 10/10/2023 10h48

Ocorre, entre os dias 18 a 20 de outubro, o III Workshop do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), na Cidade Universitária Dom Delgado, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento busca debater sobre a formação e as perspectivas do mercado de trabalho no Curso de Geografia e é direcionado para discentes, docentes e profissionais da área.

Organizado por pesquisadores e membros do núcleo de Geografia, o evento tem por objetivo estabelecer uma conexão entre a disciplina do curso e as oportunidades de empregos relacionados a essa área, destacando a importância da profissão na construção de uma sociedade ambientalmente sustentável e socialmente equitativa.

Estabelecendo conexões sólidas entre a Geografia e o mundo de trabalho, o Workshop focará em potencializar o ensino, a pesquisa e a extensão, significando a exploração das formas de aprimoramento do ensino da Geografia, impulsionando a pesquisa nesse campo e ampliando o impacto da extensão universitária, mostrando que a área possui uma relevância social aplicável em diversos contextos.

O workshop contará com minicursos (que possuem vagas limitadas) e palestras, somando 30 horas complementares. Além disso, haverá aulas de campo em um dos minicursos oferecidos com o objetivo de proporcionar aos participantes um aprendizado maior dos assuntos debatidos no evento. As inscrições poderão ser realizadas via web no site oficial do evento ou de forma presencial no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, sala B2-006, no Centro de Ciências Humanas (CCH).

Os valores das inscrições variam entre R$ 5,00, para estudantes de ensino médio; R$ 10,00, para discentes de graduação; R$ 20,00 para discentes de pós-graduação, e R$ 20,00, para docentes e profissionais da área.

Para Zulimar Rodrigues, docente do Departamento de Geociências e organizador do evento, as expectativas para o evento consistem em ter a possibilidade de influenciar os estudantes de Geografia, ajudando-os a compreender melhor a importância da profissão e como podem se posicionar no mercado de trabalho, aproveitando as oportunidade de carreira disponíveis e demonstrando como o conhecimento geográfico pode ter um impacto positivo na sociedade.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras