Curso de Especialização em Gestão em Saúde é iniciado por meio de cerimônia remota transmitida pelo canal do EaD para Você no Youtube

publicado: 07/05/2021 19h53, última modificação: 17/05/2021 11h56
1 | 3
2 | 3
3 | 3

Com transmissão pelo canal do EaD para Você no Youtube, ocorreu, no sábado, 1º, o inicio das atividades do semestre do Curso de Especialização em Gestão em Saúde. Na ocasião, ocorreu a cerimônia de acolhida; a aula magna com o tema “Ferramentas Tecnológicas para os cursos de pós-graduação EaD da DTED-UFMA”, ministrada pelo professor Carlos de Salles Soares Neto, vinculado à Divisão de Tecnologias da Educação (DTED) da UFMA; e a palestra “A Política em Saúde do Trabalhador diante das reformas e do mundo contemporâneo do trabalho”, com a participação de Luciano Mamede de Freitas Júnior, que foi professor substituto do Departamento de Farmácia (Defa) do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS) da UFMA e é chefe de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Maranhão e fiscal sanitário da Superintendência Sanitária do município de São Luís.

A mesa da aula magna do curso também contou com a presença da coordenadora da Especialização e docente do curso de Medicina do Câmpus de Pinheiro, Débora Luana Ribeiro Pessoa; e de Patrícia Maria Abreu Machado, coordenadora Pedagógica da Divisão de Tecnologias da Educação (DTED) da UFMA, que representou a diretora do DTED, Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

A coordenadora da Especialização parabenizou os 150 alunos aprovados e cumprimentou os estudantes e coordenadores dos polos de Timbiras, Humberto de Campos, Barra do Corda, Fortaleza dos Nogueiras e Colinas. “Esse curso de especialização está vinculado ao sistema Universidade Aberta do Brasil, especificamente pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública, e está em sua terceira edição, com duração de 18 meses e com carga horária de 390 horas. Surgiu da necessidade de adequações em função do processo de transformação na gestão pública, perante o fornecimento de ferramentas de gestão neste momento de pandemia que estamos vivenciando”, ressaltou.

Ela ainda frisou que outras instituições, assim como a UFMA, oferecem a qualificação de saúde para a formação em gestão. “Temos um perfil discente bem variado, com profissionais já atuando no processo de gestão e outros buscando a capacitação. Temos um corpo docente extremamente qualificado, que vai trazer informações atualizadas, e professores tutores que vão acompanhar os ingressantes durante todo o processo do curso. Neste primeiro momento, o processo de aula se dá no regime on-line em decorrência da pandemia, com o módulo básico com cinco disciplinas, e posteriormente serão seis disciplinas específicas, voltadas para a formação do gestor de saúde. E, para encerrar, ocorrerá a construção e defesa do trabalho de conclusão de curso, no período de 90 dias”, explicou.

Em seguida, a coordenadora pedagógica da DTED mencionou que o curso foi preparado e planejado para os profissionais que estão envolvidos em atividades da área de saúde, de modo que possam desenvolver suas habilidades e competências. “Essa formação vai ao encontro das demandas e necessidades desses profissionais, para que possam, por meio de uma capacitação, desenvolver suas tarefas com qualidade e referência, considerando as diversas realidades sociais, econômicas e políticas do país, a fim de desempenhar um bom trabalho na rede assistência”, pontuou.

Em vídeo gravado e transmitido durante a cerimônia, o reitor Natalino Salgado salientou que a sociedade está sensível e consternada pela perda de vidas humanas em todo o mundo por conta da covid-19, e prestou uma homenagem aos familiares das vítimas, fazendo um minuto de silêncio antes de suas declarações. “É com imenso prazer que estamos recebendo em nossa casa, grande referência no estado e uma das melhores universidades do país, os aprovados do curso de especialização em gestão de saúde. É com muito júbilo que parabenizo a todos os aprovados pela conquista. Não temos medido esforços para construirmos um ensino de qualidade, em todos os níveis, buscando cumprir com a missão pública de ensino, de forma inclusiva, sendo um instrumento de democratização social”, proferiu.

Assista na íntegra a cerimônia de início das atividades do Curso de Especialização em Gestão em Saúde:

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque