Curso de Enfermagem de Centro de Ciências de Pinheiro promoverá palestra on-line sobre “Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”

publicado: 06/07/2022 13h30, última modificação: 06/07/2022 18h22

Com o objetivo de contribuir com ações afirmativas para a promoção do cuidado à população negra no âmbito da saúde, o curso de Enfermagem do Centro de Ciências de Pinheiro realizará, no dia 19 de julho, via Google Meet, a palestra de tema “Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, a ser ministrada pela enfermeira Kardene Pereira Rodrigues, mestra em Enfermagem pela UFMA.

Docentes, discentes, técnicos-administrativos e demais profissionais da saúde podem se inscrever gratuitamente, na página do Sigeventos, até o dia 18 de julho. A palestra tem previsão de início às 18h do dia 19, e os inscritos receberão certificado de participação de duas horas. Para a coordenadora do curso, Dayanne Freitas, a escolha da temática é importante porque insere um contexto social para a área da saúde.

Faz-se necessário, tanto nos espaços de cuidado, como nos de formação, problematizar sobre as principais demandas do contexto em que a população negra está inserida, bem como o cuidado ofertado para população negra, de modo a efetivar os princípios da universalidade e da integralidade nos serviços de saúde diante das vulnerabilidades que essa população enfrenta”, afirmou a coordenadora.

Esta é mais uma das ações realizadas pela coordenação do curso de Enfermagem de Pinheiro com o objetivo de realizar discussões que promovam melhor preparo dos alunos. Segundo Dayanne Freitas, a realização da palestra é o início das discussões voltadas à educação das relações étnico-raciais e para o ensino da cultura afro-brasileira e africana no curso.

Para saber mais, basta entrar em contato pelo e-mail .

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque