Curso de Educação Física do Câmpus Pinheiro realiza evento em alusão ao Dia Mundial do Lazer

publicado: 27/04/2023 11h40, última modificação: 27/04/2023 14h13

Foi realizado, no dia 16 de abril, na Praça da Matriz de Pinheiro e no Ponto de Cultura Boi Mocidade, o Dia do Lazer. O evento, realizado pelo curso de Educação Física do Câmpus Pinheiro, trouxe como seu principal objetivo promover o lazer e conscientizar a população da cidade sobre a sua importância para a qualidade de vida. Fizeram parte da programação: caminhada; corrida; jogos e brincadeiras; ciclismo; esportes; ginásticas; danças; jogos de lutas; tambor de crioula; capoeira; muay thai; e karatê; além disso, contou com a presença de  profissionais que aferiram variáveis cardiovasculares como também orientaram sobre cuidados no âmbito da Saúde.

Embora o lazer seja um direito social, como explica um dos organizadores do evento, professor Lázaro Rocha Oliveira,  muitas vezes, esse toma um caráter secundário perante as obrigações trazidas pelo cotidiano. “Muitos estudos têm demonstrado a íntima relação entre lazer e saúde, lazer e criatividade, lazer e bem-estar. O lazer é indispensável para a qualidade de vida, então promovê-lo e conscientizar as pessoas sobre a sua importância são ações com imenso potencial de transformação social”, denota.

Além disso, o professor conta que a ideia de aproveitar o dia mundial do lazer para realizar uma intervenção buscando levar essas atividades à população partiu da professora Elaynne Silva de Oliveira, responsável pela disciplina de Lazer no Curso de Educação Física. “Quando ela me contou a ideia e me convidou para uma parceria, achei sensacional, pois sou responsável pela disciplina de Cultura Popular. Cultura Popular e Lazer são disciplinas que não podem ficar trancadas dentro da Universidade, elas só fazem sentido à medida que instigam e são instigadas pelas coisas que ocorrem concretamente fora dos muros da Universidade”, afirma.

Lázaro também ressalta que, durante o evento, teve a oportunidade de ver muita gente de todas as idades brincando e apreciando as atividades, o que, segundo ele, é o lazer em sua essência. “Junto a isso, algumas pessoas se questionaram por que ações de lazer como essa não são oferecidas regularmente pelo poder público. Por isso, para nós, o evento foi um sucesso. Um dos nossos objetivos foi instigar a população a pensar na cultura do lazer, como importante ferramenta de transformação social" finaliza.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras