Curso de Comunicação Social promove desafio solidário nas redes sociais para estimular a doação de sangue

publicado: 26/04/2021 08h00, última modificação: 28/04/2021 10h56
geral
1 | 3
2 | 3
3 | 3

Foi lançado, na segunda, 26, o “Desafio Solidário”, uma campanha desenvolvida pelo Projeto Doar, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), para incentivar as pessoas a serem doadoras de sangue. O lançamento foi feito por meio do Instagram oficial da UFMA.

Éllida Neiva Guedes, professora de Relações Públicas da UFMA, coordenadora do Projeto Doar, falou sobre o objetivo da ação: “O desafio solidário é uma ação nas redes sociais que tem a intenção de envolver um número maior de pessoas num movimento que tem sido comum nas redes: o desafio. Mas, em vez de brincadeira, vamos motivar as pessoas a criar consciência para a necessidade de doar sangue com regularidade”.

A professora chamou atenção para a importância da doação de sangue com regularidade e sem direcionamento, ao declarar que é preciso construir uma cultura de doação de sangue permanente na sociedade. “A qualquer momento, qualquer um de nós pode precisar de sangue, e nem sempre o Hemomar tem a quantidade de bolsas necessárias. É preciso também que haja doação sem direcionamento específico, para que qualquer pessoa, caso tenha necessidade, possa ter bolsas de sangue disponíveis”, mencionou.

Para realizar a doação de sangue, cada pessoa precisa preencher alguns requisitos básicos. Como nem sempre é possível doar, a contribuição pode vir de outras formas: “Cada um de nós pode contribuir. Se nós não podemos doar por alguma situação especifica, podemos incentivar as pessoas que podem fazer isso. Quanto mais multiplicarmos essa informação, melhor”, concluiu a docente.

Requisitos para ser um doador

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em bom estado de saúde e pesando acima de 50 kg. É necessária a apresentação de um documento oficial com foto e, no caso de menores de 18 anos, o consentimento formalizado dos pais ou responsáveis.

Orientações básicas: optar por alimentos leves e não gordurosos no dia do exame; esperar pelo menos duas horas, caso a coleta seja após o almoço; e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão ser voluntários se já tiverem sido antes dos 60 anos.

A frequência máxima recomendada é de quatro doações de sangue anuais para o homem e três para as mulheres. Essa diferença ocorre porque o intervalo mínimo entre uma doação e outra depende do sexo, sendo de dois meses para o masculino e três para o feminino.

Projeto Doar

O projeto Doar foi idealizado pelas docentes do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão Éllida Neiva Guedes, Francinete Louzeiro e Rakel de Castro, com a participação de alunos de Comunicação Social. A iniciativa nasceu da necessidade de prestar um serviço emergencial para a sociedade ludovicense, por meio de uma campanha que forneça informações e esclarecimentos sobre o processo de doação de sangue, para estimular os comunicadores e a sociedade de forma geral a doar sangue, considerando o baixo estoque do Hemomar neste momento. A campanha faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Comunicação Social da UFMA.

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa