Curso de Ciências Humanas de Pinheiro realiza Semana da Consciência Negra

publicado: 20/11/2023 14h21, última modificação: 20/11/2023 14h21
Curso de Ciências Humanas de Pinheiro realiza Semana da Consciência Negra

A "Semana da Consciência Negra: Resistência Afro-brasileira na Baixada Maranhense", é um evento acadêmico realizado pelos discentes e docentes do curso de Ciências Humanas de Pinheiro e acontece nos dias 23 e 24 de novembro, das 14h às 22h, no Câmpus Pinheiro, com atividades acadêmicas e culturais.

A iniciativa tem em seu cerne fomentar e dar visibilidade à cultura afrodescendente que compõem as tradições locais das comunidades quilombolas, dos povoados e das cidades que compõem a Baixada Ocidental Maranhense. A cidade de Pinheiro, com explica Kleiany Ferreira Costa, discente e uma das organizadoras do evento, é o principal centro urbano da microrregião que compõe a Baixada e concentra parte dessa cultura.

No período vespertino, a Semana da Consciência Negra contará com oficinas com diversos grupos tradicionais da cultura negra local, como capoeira, tambor de crioula, quebradeiras de coco, hip hop, com destaque à oficina sobre a resistência dos quilombos, com ênfase nos aspectos simbólicos e representativos de Zumbi, em Pernambuco, e Negro Cosme, no Maranhão.

Já no período da noite, serão realizadas palestras envolvendo professores do colegiado de Ciências Humanas e membros da comunidade local. Na primeira noite, será ministrada palestra pautada no culto dos Orixás em analogia com os cultos dos deuses gregos do mundo antigo.

Na segunda noite, será marcada pela participação de Mãe de Santo, Mãe Zeca, representando a tradição religiosa afrodescendente da cidade de Pinheiro e região. A noite também contará com o membro da Secretaria da Cultura do Município de Pinheiro, Chris França, atuante na regulamentação dos terreiros da cidade. Ainda na segunda noite, o docente Luiz Eduardo Neves do colegiado tratará sobre desenvolvimento urbano e a segregação da cultura afro-brasileira. Após a palestra, a programação segue com atividades culturais empenhadas na promoção da identidade negra local.

Uma exposição de artesanato feito pela produção familiar local, priorizando os traços da identidade cultural negra. também fará parte da programação.

A "Semana da Consciência Negra: Resistência Afro-brasileira na Baixada Maranhense" se destina a comunidade interna da UFMA de Pinheiro e da comunidade externa local, envolvendo escolas da educação básica.

Kleiany explica que a semana se trata de uma atividade presencial empenhada no diálogo entre a comunidade local e as atividades acadêmicas do curso de Ciências Humanas da UFMA. “Esse momento favorece a produção de significados e sentidos em torno da expressão e identidade negra na composição da sociedade local e frente aos demais segmentos culturais privilegiados pelo discurso dominante, por isso tem sua importância”, finaliza.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro