Curso de Ciências Humanas – Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo lança cartilha sobre o racismo

publicado: 26/05/2022 11h07, última modificação: 26/05/2022 15h58
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

O curso de Ciências Humanas – Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo realizou, de forma virtual, em 19 de maio, o lançamento da “Cartilha: O racismo presente nas palavras e expressões no português brasileiro”. O guia é um produto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que servirá como contribuição pedagógica à escola-campo Henrique Couto, para a aplicação da Lei 11.645/2008, que trata da diversidade étnico-cultural dos povos indígenas e negros na educação básica.

A cartilha contém 53 páginas e mostra ao leitor diversas expressões racistas que, muitas vezes, por questões estruturais da sociedade, são faladas várias vezes até mesmo em um único dia. Cada página contém uma palavra ou frase racista, conta o motivo pelo qual é um ato de racismo utilizá-la e, por fim, mostra uma forma mais apropriada de substituição. Algumas exibem, inclusive, um contexto histórico, de onde e quando surgiu determinada expressão.

O coordenador do curso, Thiago Pereira Lima, elogiou a cartilha e espera que o material, por causa da importância do tema abordado, possa chegar a todas as escolas, públicas e privadas, e a toda população. “O Pibid é um programa extremamente importante, um espaço no qual podemos discutir essas questões da sociedade brasileira que são muito sérias, como o racismo que atravessa nossa linguagem, nosso dia a dia. E a cartilha trouxe isso de forma muito didática e consistente”, completou.

Jaison Castro, supervisor do Pibid na Escola Henrique Couto, reforçou a relevância do Pibid e de poder participar do desenvolvimento da cartilha: “Foi difícil desenvolver o projeto, mas é como diz a sociologia: a ‘condição ideal nunca existe’. Mas a cartilha saiu e é muito didática, numa linguagem que os alunos do ensino básico e nível médio entendem. É preciso combater o racismo, e esse material é uma semente que foi plantada e vai florescer muito”.

Ana Caroline Amorim Oliveira, coordenadora do Pibid do curso de Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia de São Bernardo, pontuou quanto o Programa é fundamental para contribuir com a realidade escolar. “Na execução desse projeto, houve vários ataques, tanto ao Pibid quanto ao programa Residência Pedagógica. Foram os alunos que lutaram pelos pagamentos das bolsas e pela continuidade desses projetos. Agora temos menos bolsas, mas, pelo menos, os projetos continuarão”, completou.

Confira a cartilha

Assista ao lançamento completo no canal do curso de Ciências Humanas – Sociologia no Youtube:

Por: Kaio Lima

Produção: Bruna Castro