Curso de Ciências Contábeis da UFMA promove acolhimento dos calouros na segunda-feira, 28

publicado: 25/08/2023 09h57, última modificação: 25/08/2023 17h28
Interação, palestra, falas de incentivo serão parte da programação definida por professores e alunos veteranos
Curso de Ciências Contábeis da UFMA promove acolhimento dos calouros, na segunda-feira, 28

Na segunda-feira, 28 de agosto, os novos alunos do curso de Ciências Contábeis (2023.2) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) serão recebidos com um momento de acolhimento. O encontro está previsto para as 18h30, no auditório Dinah Gomes da Biblioteca Rubem Rodrigues Ferro, localizado no Centro de Ciências Sociais (CCSo) do câmpus Dom Delgado. A programação será marcada pela interação entre professores e calouros, além da palestra “Desperte e construa o profissional contábil que há em você”, ministrada pela discente Weyllana Viana.

Maria Eugênia Rodrigues Araújo, professora da Coordenação do Curso de Ciências Contábeis (CCCC), destaca que o primeiro contato com a Universidade é um momento muito especial. Para ela, cabe ao corpo docente, discente e às autoridades da UFMA acolher e estimular sua caminhada, para que se sintam motivados e seguros quanto à escolha da graduação.

“Nossa profissão está ligada ao desenvolvimento humano, e ser estudante é ser referência social. Hoje, as Ciências Contábeis são predominantes em vários segmentos da sociedade. A contabilidade vem atravessando os séculos e continua fortalecendo as economias e os Estados, suprindo e buscando desenvolver a riqueza dentro do pensamento empreendedor. Ela deseja fomentar a ideia de satisfação dos usuários, seja a compra de um picolé, seja a produção de uma roupa, seja um aparelho tecnológico, seja a construção de uma casa, a contabilidade é valorizada em todos esses âmbitos. A graduação ensina como podemos construir essa riqueza e como o profissional pode servir a sociedade”, explicou a professora.

Quanto à palestra, a discente Weyllana Viana a define como uma forma de incentivar os novos alunos a assumirem o controle do seu próprio desenvolvimento, considerando quais atitudes e comportamentos são determinantes para torná-los profissionais exemplares.

Ela também fala um pouco sobre o significado e a importância da inserção no mundo acadêmico. "Visualizo como o início de uma jornada que abrirá portas para aprendizado, crescimento pessoal e a certeza de experiências inéditas. Já estive nesse ponto e compreendo que esse é um momento repleto de expectativas, e não há momento mais oportuno para abordar esse tema do que no limiar desta jornada. Desejo expressar meus parabéns à Professora Maria Eugênia por sua sensibilidade em trazer esse tópico para esse momento de acolhimento", disse.

"O êxito, seja na esfera profissional, seja na pessoal, constrói-se gradualmente por meio dos passos que damos a cada dia, alimentados pela habilidade inata de buscar, persistentemente, o conhecimento e pela humildade para aprendermos uns com os outros. Em um mundo em constante transformação, o desejo de aprender é a chave para se manter relevante e adaptável. Cada livro lido, cada aula presenciada e cada experiência absorvida acrescentam uma camada à nossa bagagem de sabedoria", finalizou a discente.

Por: Júlio César

Produção: Sarah Dantas