Curso de Biblioteconomia da UFMA promove mesa redonda sobre equidade de gênero

publicado: 13/06/2024 16h42, última modificação: 13/06/2024 19h43
Evento ocorre nesta sexta-feira, 14, a partir das 9h, no auditório Sérgio Ferretti
Curso de Biblioteconomia da UFMA promove mesa redonda sobre equidade de gênero

O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, nesta sexta-feira, 14, a partir das 9h,  a mesa redonda com temática: “Equidade de gênero nas práticas bibliotecárias”. O evento é direcionado para estudantes de biblioteconomia, bibliotecários, professores da área e o público geral que tiver interesse pelo assunto. Será realizado no auditório Sérgio Ferreti, no prédio do CEB Velho, na Cidade Universitária Dom Delgado.

A mesa redonda contará com a presença do professor José Montoya, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de Salamanca - USAL da Espanha. A participação do professor promoverá o diálogo e a troca de conhecimentos, além de possibilitar o estreitamento de laços entre instituições de diferentes países. Além de José, o evento contará com palestrantes como Carlos Wellington, bibliotecário da DIB-UFMA, e Mary Ferreira, professora do departamento de Biblioteconomia da UFMA.

Maria Cléa Nunes, chefe do departamento de Biblioteconomia e integrante da comissão organizadora do evento, frisa a importância da mesa redonda no debate do tema. “O tema a ser discutido retrata o momento atual no Brasil, que em  perspectiva social, precisa de mais atenção pois acima de tudo, é um princípio de justiça e de direito social de maneira geral. Em se tratando do recorte profissional os princípios e práticas relacionados à equidade de gênero precisam tambem serem repensados. Na área da biblioteconomia e ciência da informação, que ainda é considerada um campo de profissionais eminentemente feminino, os homens ainda ocupam as melhores posições hierárquicas em cargo de chefias. Outro ponto a se pensar é o novo desenho social das relações de gênero com as discussões da diversidade relativa à população LGBTQIA+. A mesa redonda busca a partir do olhar de cada palestrante discutir essas questões relacionadas ao fazer da profissão no campo de atuação profissional, social e política” pontua.

As inscrições para participar da mesa redonda podem ser feitas até o dia do evento por meio do site (clique aqui).

Por: Karina Soares