Curso de Artes Visuais do Câmpus São Luís promoveu “Exposição de Eixo Ensino 2023.1”

publicado: 31/07/2023 12h23, última modificação: 31/07/2023 20h04

Com o objetivo de expor os trabalhos desenvolvidos nas cadeiras teórico-práticas do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os graduandos do Câmpus São Luís realizaram a “Exposição de Eixo Ensino 2023.1”. O evento, que ocorreu dos dias 17 a 21 de julho, foi sediado no Casarão Azul da Galeria Acadêmica de Artes Visuais (Gaavi); e  envolveu discentes, docentes, técnicos e comunidade em geral, proporcionando trocas de conhecimento por meio de linguagens e suportes artísticos.

A abertura, realizada no dia 13, contou com apresentação de Tambor de Crioula Sete Saias de São Benedito. Alunos, mediadores e público se engajaram no projeto. Helena Reginato de Araújo, discente do 3º período do curso, declarou que a exposição de final de período foi um momento marcante para a vida dos graduandos, pois eles puderam expor suas obras, além de desenvolver habilidades necessárias para suas carreiras.

“A Exposição de Eixo Ensino gera diversos impactos positivos para os alunos, pois desenvolve o lado artístico e pessoal, além de contribuir com obras complementares e outros conhecimentos, gerando integração com o meio exterior à Universidade. Foi um evento artístico, democrático, aberto e acolhedor”, comentou.

Gabbie Ribeiro, graduanda, cineasta e poetisa, comentou que esse foi um trabalho conjunto muito divertido. “Foi uma experiência única, satisfatória, de poder alcançar mais visibilidade com o nosso trabalho e mostrar, de fato, a nossa qualidade como artistas, estudantes do ensino superior e maranhenses, acima de tudo”, disse.

A professora da UFMA e coordenadora do curso, Mariana Estellita, pontuou que a organização de projetos como esse parte da equipe de coordenação, em colaboração com os próprios alunos. No período da pandemia, a Exposição ocorria de maneira remota, com submissão de fotos e vídeos dos trabalhos.

"Possibilitar que os estudantes circulem seus trabalhos e estejam diretamente envolvidos nisso é muito importante para nós. Eles escolheram a posição dos trabalhos, a iluminação, a forma como o público circularia, entre outras participações", pontuou.

Para ela, é preciso trazer constantes transformações dentro da academia, do mercado de trabalho e da sociedade em geral, para que seja possível continuar suscitando debates e ponderações. "Questões sociais são, e devem sempre ser trazidas, a todo momento, para dentro do debate artístico", ressaltou.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro