Curso de Administração da UFMA dá início a XVI Semana de Administração

publicado: 05/12/2023 13h24, última modificação: 06/12/2023 10h25
O evento se estende até o dia 7 de dezembro.
Curso de Administração da UFMA dá início a XVI Semana de Administração

Nesta terça-feira, 5, o curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início à XVI Semana de Administração (SEAD), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado, com a temática “Governança, Inovação e Gestão Pública”. O evento se estende até o dia 7 de dezembro, das 08h às 12h, em formato híbrido (on-line e presencial).

Com foco no desenvolvimento equitativo e sustentável da sociedade, o evento busca estimular e promover debates sobre os novos desafios, as perspectivas e boas práticas na administração pública. Organizada pelo Curso de Administração da UFMA, a SEAD está sendo coordenada pelas professoras Aline Alvares Melos e Rosângela Maria Guimarães Rosa, com patrocínio do Conselho Regional de Administração (CRA-MA), Fundação Josué Montello e Fundação Sousândrade. O evento tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Datacontrol, com parceria do Laboratório de Gestão Inovadora (LA-BORA gov), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP), UNDB e SESI.

A mesa de abertura contou com a presença do vice-reitor da UFMA, o professor Leonardo Soares; o diretor de empreendedorismo da AGEUFMA, professor Walter Nunes; a coordenadora da XVI SEAD, professora Aline Alvares Melo; o deputado estadual Ricardo Arruda; o vice-presidente do Sindicato dos Administradores do Estado do Maranhão (SINADMA), Silas Cardoso Junqueira Ayres; o diretor de desenvolvimento institucional e profissional do CRA-MA, Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca; o representante da Polícia Civil do Maranhão, delegado geral Jair de Lima Paiva Junior; e o chefe do Departamento de Economia da UFMA, professor Heric Hossoe.

O vice-reitor da UFMA, Leonardo Soares, declarou suas expectativas sobre o evento e a importância para a Universidade e para o curso de Administração: “Estamos aqui hoje representando a reitoria da UFMA, prestigiando esse importante evento, que é a 16ª semana de administração da UFMA. Um evento que conta com uma programação muito rica e que debate a importância da gestão pública e a eficiência dessa gestão no âmbito da administração. Então, é um espaço muito enriquecedor para os estudantes do curso de Administração, mas também para aqueles que pretendem se atualizar e entender como funciona essa dinâmica da administração pública no Brasil e nas instituições de ensino superior também”.

Abertura Semana de Administração - 05-12-23

A professora e coordenadora da XVI SEAD, Aline Alvares Melo, fala um pouco sobre o evento e as expectativas: “Este ano, nós abrimos não somente para os alunos, mas para a comunidade acadêmica de forma geral, alunos de outras universidades e também para servidores públicos, já que vamos discutir um tema que é tão importante para todo mundo, para a sociedade de forma geral. Para isso, nós vamos ter palestras, oficinas, vamos ter uma visita técnica também. Então, essas atividades serão realizadas com representantes do poder público local, nós temos representantes de secretarias, estaduais e municipais, temos um palestrante externo, com o professor Pedro Cavalcante. Temos também alguns painéis para falar sobre transparência, responsabilidade social, objetivo de desenvolvimento sustentável, falando também sobre boas práticas em alguns cases de sucesso e além de também haver apresentação de trabalhos científicos e trabalhos técnicos”.

Núbia Rafaelle, discente do 5º período, pontua sobre a experiência em participar da 16ª Semana de Administração: “As expectativas para hoje é um dia recheado de conhecimento, diversas experiências novas que podem me proporcionar um network pro futuro, acredito que será muito produtivo na minha formação como aluna e profissional estar aqui hoje, com a presença de tantos nomes importantes que podem me ensinar cada vez mais” afirma a aluna.

A programação completa e inscrições podem ser visualizadas pelo link.

Por: Karina Soares

Fotos: Karla Costa