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Curso Caderneta da Criança, destaque na UNA-SUS-UFMA com mais de 11 mil matrículas, tem inscrições prorrogadas até 31 de outubro

publicado: 02/05/2022 11h32, última modificação: 02/05/2022 16h21

De modo a auxiliar os profissionais de saúde e as equipes de atenção quanto à utilização adequada da caderneta da criança como mecanismo de vigilância ao bem-estar infantil, a UNA-SUS-UFMA segue com inscrições abertas, até 31 de outubro, para o curso “Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para  promoção da atenção integral à saúde da criança. 

Desde o seu lançamento, em 22 de fevereiro deste ano, o curso obteve grande procura e, atualmente, tem mais de 11 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem, e 29% dos cursistas já concluíram a capacitação.

No Sistema Único de Saúde (SUS) os médicos podem acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil por meio da Caderneta da Criança, que traz informações e orientações para ajudar a cuidar melhor da saúde dos pequenos até os 9 anos de idade. O documento é um direito da família e único para cada criança e é entregue gratuitamente aos pais no nascimento do bebê. A partir dos 10 anos, a caderneta a ser utilizada é da Saúde do Adolescente.

O documento é dividido em duas partes. A primeira apresenta os direitos infantis e dos pais, orientações sobre o registro de nascimento, amamentação e alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento, sinais de perigo de doenças graves, prevenção de acidentes e violências, entre outros. A segunda parte é destinada aos profissionais de saúde, com espaço para registro de informações importantes relacionadas à saúde da criança. A caderneta também contém os gráficos de crescimento e tabelas para registros das vacinas aplicadas.

No primeiro trimestre de 2022, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 10 milhões de exemplares da terceira edição da Caderneta da Criança - Passaporte da Cidadania. O grande diferencial da nova edição é que o material passou a incluir a escala M-CHAT-R/F, instrumento que auxilia na identificação de sinais de risco para Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre crianças de 16 a 30 meses. Além desse importante marco para a qualificação da vigilância do desenvolvimento infantil, a terceira edição também conta com informações para pais e cuidadores de crianças com deficiência e orientações sobre sinais de albinismo.

A nova caderneta apresenta recomendações para o fortalecimento de dinâmicas que contribuem para a integração entre pais e filhos. Entre os exemplos, está o estímulo à literacia familiar, que é um conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, que permitem que a criança desenvolva melhor seu repertório de linguagem e interação. 

Capacitação 

Com carga horária de 30 horas e início imediato, o curso “Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para  promoção da atenção integral à saúde da criança” é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja,  sem a mediação de tutores. O público-alvo são profissionais da saúde de nível médio e superior, inseridos na Atenção Primária à Saúde, e demais interessados nas temáticas apresentadas na capacitação. 

A oferta é dividida em cinco unidades e apresenta os seguintes conteúdos: Unidade 01 – Intersetorialidade e Atenção Integral à saúde da criança; Unidade 02 – Orientações da Caderneta da Criança para as famílias e os cuidadores; Unidade 03 – A Caderneta da Criança como instrumento de acompanhamento; Unidade 04 – Caderneta da Criança para vigilância do crescimento infantil; e Unidade 05 – Caderneta da Criança para vigilância do desenvolvimento infantil.

A capacitação é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), por meio da UNA-SUS-UFMA, com o Ministério da Saúde — por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES-MS) em conjunto com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps). O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. 

Por: Maiara Pacheco/DTED-UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

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