Cuidado em crises epilépticas e epilepsia é tema de novo curso da UNA-SUS-UFMA

publicado: 27/05/2022 12h48, última modificação: 27/05/2022 20h41

O atendimento de pessoas com diagnóstico de epilepsia é comum na Atenção Primária à Saúde (APS). Por essa razão, os profissionais que atuam nessa linha de cuidado devem conhecer as definições, classificações e os manejos corretos para esses casos, sendo fundamental diferenciar, por exemplo, epilepsia de crise epiléptica para melhor assistência ao usuário. De modo a contribuir com a qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho, a UNA-SUS-UFMA abre inscrições para o curso Cuidado em crises epilépticas e epilepsia. As matrículas podem ser realizadas até 31 de outubro.

Com carga horária de 30 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional). O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas pela capacitação. A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), além de estar disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como e-book, infográfico, material em PDF, podcast e questionário.

Temáticas abordadas

No curso, o estudante terá acesso a recursos para avaliação dos riscos e das vulnerabilidades relacionados às demandas espontâneas na APS, bem como diretrizes para organizar o processo de trabalho das equipes de atenção, além de revisar o manejo da crise epiléptica e epilepsia na Atenção Primária à Saúde.

Dessa forma, a capacitação apresenta os seguintes conteúdos: "Avaliação de risco e vulnerabilidades"; "Classificação geral dos casos de demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS)";  "Organização do processo de trabalho das equipes de APS"; "Definição e classificação das crises epilépticas"; "Causas e Diagnósticos das crises epilépticas"; "Tratamento das crises epilépticas e epilepsia"; "Fluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade nos casos de crises epilépticas e epilepsia".

A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS-UFMA) e Grupo de Saite (CNPq-UFMA). O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Por: DTED-UFMA