Coordenador de Gestão de Ensino da Ebserh visita o HU-UFMA

publicado: 01/11/2021 11h21, última modificação: 03/11/2021 21h46

Nos dias 28 e 29 de outubro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA-Ebserh-MEC) recebeu a visita do coordenador de Gestão de Ensino da Ebserh, Hervaldo Sampaio Carvalho. O momento objetivou conhecer a estrutura de ensino ofertada pelo hospital e discutir com a comunidade os projetos do plano diretor de ensino da rede Ebserh.

Na oportunidade, o gestor foi recebido pela governança do HU-UFMA e pôde conhecer de perto as instalações do hospital desde a infraestrutura do ensino como auditórios, sala de simulação, laboratórios de pesquisa e também a parte assistencial, como enfermarias, centro cirúrgico e UTIs. Ele falou sobre a receptividade. “Fui muito bem recebido, aliás, eu comecei a ser bem recebido ainda no aeroporto, o acolhimento na cidade foi muito bom, e aqui no hospital foi espetacular. Foi uma grande oportunidade conhecer um hospital de grande referência para a rede inteira, está sendo um privilégio para mim conhecer o Hospital Universitário da Universidade Federal do MA.”.

Durante o encontro, foram apresentadas ao gestor as necessidades da unidade hospitalar quanto à readequação da estrutura física e dos processos para o melhor funcionamento do ensino e da pesquisa. Hervaldo Carvalho ressaltou a importância de discutir essas necessidades. “Tivemos a oportunidade de discutir a interprofissionalidade entre as residências com a comunidade, de conversar sobre a necessidade de trabalhar os processos de melhorias dentro dos programas de residência, de discutir a questão do ensino baseado em simulação, de ajudar o hospital a estruturar a área de simulação e demais pleitos”.

Ele destacou o acolhimento das demandas pela comunidade. “Os projetos foram muito bem acolhidos, tanto pela gestão superior do hospital quanto pela comunidade do hospital, os médicos, os enfermeiros, os profissionais de saúde, os supervisores e coordenadores dos programas. Foi minha primeira visita, já sabia de antemão que se tratava de um hospital bem-estruturado, muito bem-organizado, tem uma excelente gestão, e a minha visita só veio comprovar uma coisa que eu já sabia, que esse é um hospital de referência para toda a rede.”

A gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita Carvalhal, enfatizou a participação da Ebserh no fomento do ensino e da pesquisa. “Existe um grande incentivo da Ebserh em valorizar e investir no ensino e na pesquisa, e todo esse esforço faz a diferença nos nossos processos, pois garantem um ensino de qualidade que vai refletir diretamente na assistência dos usuários do SUS.”

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu a visita do coordenador de Gestão de Ensino da Ebserh, Hervaldo Sampaio Carvalho, que possibilitou um momento de fortalecimento da rede. “Ficamos felizes e agradecidos pela visita, que foi de grande importância para nossa instituição, pois proporcionou o fortalecimento e o aprimoramento dos processos em busca de uma melhoria contínua.”

Publicado originalmente em 29/10/21, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário