Convênio assinado pela UFMA e SEDUC oferta mestrado a profissionais da rede estadual de ensino

publicado: 07/06/2021 12h35, última modificação: 07/06/2021 15h10

Assinado na manhã desta segunda-feira, 7, pelo reitor Natalino Salgado Filho e o Secretário de Estado da Educação do Maranhão, Felipe Camarão, o Convênio de Cooperação Técnica (CCT) entre a UFMA e Seduc para oferta de uma turma especial do Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica aos profissionais da rede pública de ensino do Maranhão.

O convênio prevê vagas para professores e técnicos em educação — gestores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores escolares, inspetores escolares e bibliotecários — da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão.

O principal objetivo do CCT é a formação qualificada de profissionais da Seduc no Mestrado Profissional oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB). O público-alvo do PPGEEB são pessoas graduadas em Pedagogia ou outras licenciaturas, bacharéis e tecnólogos que atuem no nível de ensino da educação básica — que engloba educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Durante a solenidade, o reitor lembrou que a UFMA tem um nível de competência suficiente e a responsabilidade de ajudar o Estado na formação qualificada de professores. “Com a grande expansão e interiorização das nossas universidades, ampliou-se o número de formações, sobretudo da licenciatura no geral, e da formação pedagógica, que é uma formação geral do ensino, então, hoje, nós temos um débito menor”, destacou.

O professor Natalino Salgado acrescentou, ainda, que o Brasil tem, em média, 2,6 milhões de professores, incluindo ensino superior, sendo 2,2 milhões de professores da educação básica. “Na verdade, o que se vê é que ainda há uma carência muito grande de professores”, reforçou.

O secretário Felipe Camarão destacou a relevância da proposta. “É por meio dessa formação que nossos professores vão garantir a continuidade de uma política pública efetiva. Afinal de contas, paredes não ensinam, e tijolos não aprendem, o que fica é o conhecimento”, comentou.

As aulas, a priori, serão on-line, contudo, após o retorno presencial, deverão ser ministradas no Centro de Ciências Sociais (CCSO) da UFMA. Aulas, supervisões e defesas de dissertações ocorrerão de forma remota, respeitando a Portaria GR Nº 241/2020-MR e Resolução Nº 2018/2020 - Consepe, ambas da UFMA, no tocante aos cuidados no combate à covid-19.

Além destes, participaram também da solenidade o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; o professor Fernando Carvalho Silva, pró-reitor da Ageufma; além de alunos e docentes do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica.

Por: Lucio Silva/Ageufma