Notícias

Contribuindo com a política de humanização do SUS, o programa “Acolhimento na Atenção Primária à Saúde” da UNA-SUS-UFMA já alcançou mais de 17 mil matrículas

publicado: 27/01/2022 12h31, última modificação: 27/01/2022 21h08

A dedicação ao acolhimento efetivo nas unidades de saúde, à garantia da universalidade do acesso e à integralidade do cuidado tem impulsionado a procura pelos cursos do programa “Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde” da UNA-SUS-UFMA, que já ultrapassou 17 mil matrículas e segue com inscrições abertas até 31 de maio, no ambiente virtual de aprendizagem, o Saite AVA.

O programa é composto por quatro módulos: “Classificação de Risco e Vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde”; “Situações Relacionadas ao Atendimento à Demanda Espontânea na Atenção Primária à Saúde”; “Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde – módulos 1 e 2”. A oferta educacional é voltada aos profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária, bem como interessados pela temática.

Todos os cursos são gratuitos, na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e têm início imediato. Ao todo, os cursistas terão acesso a 56 recursos educacionais durante o processo de ensino-aprendizagem, como infográficos, folders, material em PDF e questionário.

Temáticas 

A oferta reúne os seguintes temas no tocante à classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Básica: diretrizes e critérios que definem as diferentes modalidades de acolhimento na APS; diferenças entre situações de urgência/prioridades voltadas ao diagnóstico e tratamento em casos de doenças de pele, rinossinusites e síndromes gripais, sangramento genital anormal, tonturas e vertigens; e a abordagem correta quanto ao atendimento de usuários hiperutilizadores; além do conhecimento da comunicação de más notícias e o manejo da parada cardiorrespiratória na APS.

O Programa é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão, Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS-UFMA) e Grupo de Saite (CNPq-UFMA).

UNA-SUS-UFMA

É um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à DTED-UFMA. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo, na Atenção Primária à Saúde.  

Por: Maiara Pacheco/Núcleo de Comunicação e Design da DTED

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: