Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação aprova, por ampla maioria, o Calendário Acadêmico 2022

publicado: 12/01/2022 12h40, última modificação: 12/01/2022 18h47
1 | 12
2 | 12
3 | 12
4 | 12
5 | 12
6 | 12
7 | 12
8 | 12
9 | 12
10 | 12
11 | 12
12 | 12

Na manhã desta quarta-feira, 12, foi realizada uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Consepe), que aprovou, por ampla maioria, tendo apenas um voto contrário, o Calendário Acadêmico do primeiro semestre de 2022 da UFMA, que será iniciado em 11 de abril deste ano. O Conselho discutiu a ampliação da oferta de componentes curriculares práticos e estágios de forma híbrida ou presencial, o contexto atual de pandemia, as medidas de segurança sanitária, entre outras questões relacionadas à volta gradual das atividades acadêmicas práticas.

No primeiro momento, houve uma apresentação do professor e epidemiologista Antônio Augusto, que forneceu dados sobre a pandemia e comentou as incertezas em meio à epidemia conjunta da variante Ômicron e de infecções respiratórias decorrentes do vírus influenza e sua nova variante, H3N2, dos baixos índices de vacinação de pessoas com duas doses de vacina contra covid-19 e a pressão atual sobre o sistema de saúde.

“A vacinação não vai evitar a infecção da Ômicron, a vacina serve para reduzir a quantidade de hospitalização e de mortes. Ninguém vai controlar pandemia só com vacina, mas ela é fundamental para reduzir hospitalizações e mortes, e, mesmo com a Ômicron, a vacina tem servido bem para reduzir esses índices”, afirmou o epidemiologista.

O reitor agradeceu a apresentação científica e ilustrativa sobre os dados e mencionou sobre o contexto atual. “Nós vivemos num momento de incertezas, e cada dia é um dia. Estamos numa fase crítica, aguda da doença, em que a quantidade de servidores com síndromes respiratórias agudas é intensa. O Hospital Universitário está com dificuldade em alguns setores pela quantidade de funcionários afastados, e alguns setores da UFMA suspenderam a atividade em decorrência de casos, e já há o cenário de universidades suspendendo atividades presenciais. A Universidade Federal do Maranhão não vai se omitir de tomar as decisões necessárias”, declarou.

A relatora e pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra Cabrera, explicou que a volta presencial gradual já era pensada e debatida desde setembro de 2021, mas sempre levando em consideração as informações sobre vacinação e infecção com o coronavírus. A proposta é, com a aprovação do calendário acadêmico, disponibilizar, via SIGAA, um termo de consentimento – nos moldes do que já é aplicado aos cursos da área da saúde desde o início da pandemia – que também servirá de parâmetro para mensurar a quantidade de alunos que circularão nos câmpus a partir da volta gradual das aulas.

O modelo de calendário acadêmico de 2022 apresentado e aprovado durante a reunião propõe a ampliação da oferta de componentes curriculares práticos e estágios de forma híbrida ou presencial para todos os cursos de graduação e a manutenção da oferta dos componentes curriculares teóricos no formato remoto para o semestre letivo 2022.1. O calendário também prevê o retorno gradual das atividades acadêmicas avaliando, por meio do Comitê Operativo de Crise da UFMA (COE-UFMA), a situação da pandemia.

O documento cita que a Resolução garante autonomia aos colegiados dos cursos de graduação e aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) para que sejam responsáveis pela definição, pelo registro e planejamento dos componentes curriculares no formato de ensino remoto, híbrido ou presencial em conjunto com as subunidades acadêmicas. Espaços físicos dos centros devem ser regulamentados, e o uso deve ser feito mediante agendamento, respeitando as normas de segurança sanitária e distanciamento social.

Está previsto também o apoio da administração superior e das pró-reitorias no funcionamento das atividades híbridas/presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação, inclusive em relação à estrutura e medidas de segurança sanitária. O calendário prevê que o término do semestre 2022.1 seja em 30 de julho deste ano e que o semestre 2022.2 será de 5 de setembro a 24 de dezembro.

Por: Luciano Santos