Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova o Comitê de Ética em Pesquisa do Câmpus Imperatriz

publicado: 07/05/2021 19h19, última modificação: 07/05/2021 20h11

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou, por meio da Resolução de N° 2.191-CONSEPE, de 23 de abril de 2021, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da UFMA em Imperatriz. O Comitê é um órgão colegiado, vinculado à Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma) e à Comissão de Ética em Pesquisa (Conep).

O CEP-CCSST tem por função ser uma instância colegiada interdisciplinar e independente — de natureza técnico-científica, consultiva, normativa, deliberativa e educativa, com autonomia e ação no exercício de suas funções — que se destina a atuar no campo da ética em pesquisa, podendo analisar e fiscalizar a realização de pesquisa envolvendo seres humanos, no âmbito do CEP-CCSST da UFMA, nos termos das resoluções vigentes.

Para a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do CCSST, Floriacy Stabnow Santos, a importância desse órgão está em poder analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas. “O CEP do CCSST tem por atribuição a avaliação ética dos projetos de pesquisa, contemplando as de iniciação cientifica, trabalho de conclusão de curso de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, seja de interesse acadêmico ou operacional, desde que dentro da definição, passando a valorizar, incentivar e financiar a capacitação de treinamento inicial aos membros e formação continuada para apreciação dos protocolos de pesquisa pelo CEP”, explicou.

O Comitê de Ética em Pesquisa da UFMA-Imperatriz será composto por 14 membros titulares e seus respectivos suplentes, contemplando todas as áreas específicas, como ciência biológica, exatas e tecnologia, humanas e sociais, além de três representantes da comunidade como titulares: coordenador, vice-coordenador e secretário administrativo com seus respectivos suplentes.

Os membros do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia têm autonomia na análise dos projetos de pesquisa e na tomada de decisões. O órgão tem abrangência na região sul do Maranhão comtemplando os principais municípios, como Imperatriz, Riachão, Balsas, Porto Franco, Açailândia, Buriticupu, Fortaleza dos Nogueiras, São João do Paraíso, Carolina, Grajaú, entre outros.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes