Conheça os nove programas jornalísticos da Rádio Universidade FM 106,9

publicado: 07/04/2021 15h45, última modificação: 07/04/2021 20h48

A Rádio Universidade FM 106,9, vinculada à Universidade Federal do Maranhão e que completará 35 anos em outubro de 2021, reúne programações de entretenimento, notícias, informações de utilidade pública e uma extensa programação musical. Os programas são produzidos por alunos e estagiários do Centro de Ciências Sociais (CCSO) e pela Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA.

O coordenador do Núcleo de Jornalismo da Rádio, Adalberto Júnior, destaca como são feitas as seleções das notícias. “Escolhemos as pautas para reportagens, boletins e entrevistas por meio de análises do noticiário diário, monitoramento de impressos, sites, portais, rádios AM e também de sugestões”, relata.

Conheça os programas jornalísticos desenvolvidos pela Rádio.

Jornal Rádio Universidade

Sendo um noticiário diário, o programa possui reportagens locais (produzidas pelo Núcleo de Jornalismo), nacionais e internacionais (de agências) que tratam temas sobre cidades, política, cotidiano, esportes, oportunidades, direito do cidadão, cultura, ciência, entre outros. É transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 8h.

Empresa em ação

O programa é constituído por reportagens locais e informações sobre o universo empresarial, de segunda a sexta, das 12h às 12h05.

Rádio ciência

Com uma programação diária composta por reportagens locais, comunica aspectos científicos e pesquisas das universidades e faculdades maranhenses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 8h05 e das 14h às 14h05.

Agenda positiva

Composto por notícias, projetos sustentáveis e ideias que promovem a cidadania e inclusão social, é apresentado às quartas-feiras, das 17h50 às 18h.

Estação cinema

É o programa de reportagens e informações sobre o universo cinematográfico local, nacional e internacional, com transmissão na quinta-feira, com início às 17h50; na sexta-feira, às 9h; e no sábado às 9h e às 18h.

Orgânica

Conta com uma programação local de reportagens e informações sobre o viés da sustentabilidade, sendo produzido pelo Núcleo de Jornalismo e pelo Núcleo de Produção, apresentado aos domingos, a partir das 10h.

Qualificar

O programa é um informativo da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) e seus projetos, concursos e capacitações, com transmissão quinzenal às segundas, das 17h50 às 18h.

Acontece na UFMA

É formado por reportagens diárias sobre eventos e outras iniciativas da UFMA, como debates, palestras, cursos, eventos esportivos, entre outros, apresentado de segunda a sexta-feira, das 7h às 7h05.

Você saudável

Com dicas de saúde e bem-estar, o programa apresenta matérias nacionais e locais, realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 7h10 e das 13h às 13h05.

Por: Talita Farias

Produção: Laís Costa