Conheça o programa “Oxente”, de estudantes do curso de Jornalismo de Imperatriz e veiculado na Rádio Universidade FM 106,9

publicado: 15/07/2022 12h17, última modificação: 15/07/2022 20h01

Após a estreia no dia 12 de julho na Rádio Universidade FM 106,9, o programa “Oxente” veiculará mais oito programas, sempre às terças-feiras, com reprise às quintas-feiras a partir das 10h45. O programa é uma produção dos estudantes da disciplina de “Radiojornalismo” do quinto período do Centro de Ciências de Imperatriz, coordenado pela professora Izani Mustafá, do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) de Imperatriz.

“Oxente”, tem por objetivo, trazer informações da Região Tocantina, nas áreas culturais, educativas, pautas e opiniões que circulam em outras cidades. O programa é uma rádio-revista que, a cada episódio, traz duas notícias de interesse público, agenda de eventos culturais ou científicos da cidade de Imperatriz, histórias musicais, dicas de livros e uma entrevista com uma personagem da área cultural, destacando, preferencialmente, um conhecedor da área da Região Tocantina.

O discente Pedro Sannas comentou que gostou muito da produção, pois conseguiu aprender na prática como proceder em uma entrevista, a maneira de abordar o entrevistado, redigir um bom texto e — o mais importante em sua visão — como transmitir informação para o máximo de pessoas possível.

Em seu programa, ele entrevistou o escritor Humberto Barcelos, membro da Academia Imperatrizense de Letras e que recentemente lançou o livro “A moça de pele marrom e outros contos”, uma coletânea de poemas que fala sobre situações cotidianas do próprio autor, amor, família, rotina, entre outros. Sua obra tem o diferencial de contar, além do livro físico, com a versão em áudio, possibilitando maior acesso às pessoas.

Na entrevista, foi falado sobre a falta de recursos para a produção de novas obras acessíveis a toda a população, planos futuros da Academia em relação à acessibilidade, sobre a própria literatura da cidade e da região e sobre a divulgação do livro. A obra “é uma iniciativa muito boa que inclui as pessoas com deficiência visual no acesso a literatura regional”, nas palavras de Sannas.

O discente relatou sobre os aprendizados que teve nessa primeira produção: “Para mim, os principais desafios estão relacionados a como compartilhar com as pessoas as pautas que as interessam, pois quero que sejam capazes de absorver e compartilhar essas informações. Já meus maiores aprendizados têm sido em me conectar com as pessoas: cada fonte que eu entrevisto me acrescenta como profissional e como cidadão”.

Confira o programa:

Por: Hemylly Mendes