Conheça o discente e o docente do Câmpus de Chapadinha que ganharam o Prêmio Fapema 2022 na categoria Jovem Cientista

publicado: 13/12/2022 12h13, última modificação: 13/12/2022 12h57

A pesquisa “Poros cefálicos em chydoridae (cladocera): uma nova técnica para o exame dos poros cefálicos de branchiopoda em microscópios ópticos”, produzida pelo discente Daniel da Silva Andrade, sob orientação do docente Riccardo Mugnai — ambos do Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências de Chapadinha  ganharam o Prêmio Fapema 2022, na categoria Jovem Cientista, na área de Ciências Biológicas. A cerimônia foi realizada no Teatro Arthur Azevedo, no dia 7 deste mês.

O prêmio foi promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O artigo, que também contou com a participação do professor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Francisco Diogo Sousa, tem por finalidade apresentar uma nova técnica para o desenvolvimento do estudo taxonômico de aberturas cefálicas em Branchiopoda ­ uma classe de crustáceos do filo Arthropoda, constituídos por um corpo segmentado  e permitir que laboratórios com poucos recursos consigam realizar estudos taxonômicos e ecológicos utilizando microscópios ópticos em lugar de microscópios eletrônicos.

As contribuições da pesquisa para as áreas de conhecimento científico são significativas por abrangerem fatores técnicos e econômicos, uma vez que o processo de produção da pesquisa do discente utilizaria equipamentos de alto valor para tirar fotos de organismos e estruturas microscópicas, porém, no estudo, o aluno inovou ao usar um microscópio didático e uma lâmina personalizada que, juntos, tiveram custo de pouco mais de cinquenta centavos.

Daniel Andrade mencionou que o Prêmio Fapema é um incentivo para o desenvolvimento da pesquisa com grande potencial e baixo custo. “O prêmio é de grande importância, pois evidencia a qualidade da nossa pesquisa. Ele também valoriza a pesquisa básica voltada ao desenvolvimento de novas técnicas para a redução de custo em pesquisas”, exclamou.

Saiba mais

O prêmio é um reconhecimento ao importante trabalho dos pesquisadores maranhenses, promovido pela Fapema. Em sua 17ª edição em 2022, a premiação tem como tema este ano “Cientistas do território maranhense – Francisco Limeira, José Manuel Rivas Mercury e Luiz Alves Ferreira”. Os homenageados são pesquisadores que se destacaram em suas vidas acadêmicas e têm relevante histórico de incentivo às produções em suas respectivas áreas do conhecimento.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro