Conheça o Cursinho da Cidadania, o projeto de extensão da UFMA que leva educação a alunos de baixa renda do ensino médio

publicado: 31/03/2021 19h23, última modificação: 31/03/2021 19h27

“O objetivo do cursinho é esse: propor uma oportunidade de participar das nossas atividades, que visam ser preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio e para os concursos”, explicou o docente Plínio Santos Fontenelle, do curso Filosofia do Câmpus São Luís e coordenador do projeto de extensão Cursinho da Cidadania. O programa almeja disponibilizar a alunos do ensino médio com baixa renda o acesso a aulas preparatórias para o vestibular e estimula a democratização do acesso ao preparo para ingressão em uma instituição de ensino público.

O projeto tem semente em uma mobilização de alunos do ensino médio em São Luís para organizar professores e idealizar um programa de ensino voluntário para alunos de baixa renda. “Quando esses alunos passaram no vestibular, eles quiseram continuar o projeto dentro da UFMA para levar o cursinho até as comunidades mais carentes e disponibilizar acesso gratuito a aulas de reforço, para que essas pessoas também possam se submeter ao vestibular”, contou Fontenelle.

As aulas disponibilizadas pelo cursinho são feitas voluntariamente por alunos de diversos cursos do Câmpus São Luís, abordando as disciplinas exigidas nas provas de vestibular. A seleção de alunos é feita por meio de uma comprovação de renda, e as turmas têm, em média, 50 alunos. Durante a pandemia da covid-19 o cursinho está temporariamente suspenso e sem previsão de retorno, conforme nota lançada na segunda-feira, 29.

Para acompanhar informações sobre o Cursinho da Cidadania, acesse o Instagram e o site do projeto.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque