Conheça a Superintendência de Tecnologia e Informação da UFMA e seus serviços prestados à comunidade acadêmica

publicado: 18/02/2021 12h09, última modificação: 19/02/2021 14h37

A Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) é o órgão responsável por realizar a gestão de infraestrutura de software e hardware da Universidade Federal do Maranhão, além de, sob o comando do superintendente Anílton Maia, pesquisar, planejar, desenvolver e executar a política de informática da Instituição.

A STI conta com três diretorias — de Governança de TI; de Sistemas de Informação; e de Infraestrutura e Segurança da Informação — e uma equipe com cerca de 42 membros. Toda essa estrutura busca desenvolver e aprimorar sistemas e aplicações institucionais que facilitem, principalmente, a comunicação interna entre discentes, docentes e servidores.

Os Sistemas Integrados de Gestão (SIGs), ferramentas de gestão utilizadas para gerenciamento de atividades acadêmicas (Sigaa), para capacitação, avaliação e financeira (SIGRH) e para questões de patrimônios, almoxarifado e orçamento (Sipac), são os principais sistemas sob os cuidados da STI.

O órgão tem também o UFMA Mobile, aplicativo para alunos, professores e servidores e que oferece maior agilidade e praticidade no gerenciamento de informações no dia a dia. Com ele, o usuário pode acessar diversas funcionalidades dos SIGs sem a necessidade de utilizar navegadores tradicionais como Chrome e Firefox.

Conheçar mais os sistemas e aplicações da STI

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo