Conheça a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e seus programas

publicado: 10/02/2021 12h06, última modificação: 10/02/2021 17h15

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), criada em 2014 e que tem como pró-reitor o professor Leonardo Silva Soares, tem por finalidade propor, planejar, coordenar, executar e avaliar programas, projetos, serviços e ações que promovam a assistência estudantil na Universidade, com a perspectiva de garantir e ampliar as condições de permanência dos estudantes na educação superior pública federal na Universidade Federal do Maranhão.

A Proaes tem missão de contribuir para que todos os discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da UFMA — com especial atenção para aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica — realizem seu percurso acadêmico. A Pró-Reitoria conta com diversos programas de assistência estudantil, como a “Bolsa Foco Acadêmico”, que possibilita aos estudantes experiências no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo assim com a formação acadêmico-profissional.

Também há a “Bolsa Aprimoramento Acadêmico”, que articula a formação acadêmica às práticas dos processos de trabalho, alinhadas ao perfil do curso, com a finalidade de oportunizar ao estudante a ampliação do conhecimento em contextos reais, por meio de estudos e experiências profissionais nos setores da própria Instituição.

Além dos programas e projetos, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil dispõe do setor de Serviço Social, que presta orientação sobre os auxílios e as bolsas, e sobre como acessar os direitos sociais.

Acesse a página da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e conheça todos os seus programas e projetos.

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque