Congresso Nacional de Botânica será encerrado nessa sexta, 28, na modalidade semipresencial

publicado: 27/10/2022 11h00, última modificação: 31/10/2022 19h04
O evento é organizado pela Sociedade Botânica do Brasil e por uma comissão de instituições nacionais, entre elas a UFMA

Será encerrado nessa sexta, 28, o evento mais importante da botânica nacional, o Congresso Nacional de Botânica, que está em sua 72ª edição com o tema “Botânica: para que e para quem? Desafios, avanços e perspectivas na sociedade contemporânea. Na modalidade semipresencial com a maioria das atividades on-line e algumas presenciais na Universidade Estadual de Feira de Santana e na Universidade Federal de Minas Gerais, o evento, iniciado na segunda-feira, 24, é organizado pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e por uma comissão de instituições nacionais, entre elas a UFMA, além da participação de universidades internacionais, com o objetivo de debater a importância do ensino da botânica em todos os níveis da sociedade.

A temática escolhida para essa edição busca integrar o conhecimento sobre a área, sendo uma grande oportunidade para a troca de experiências e o desenvolvimento de inovações científicas, tecnológicas e sociais, bem como o momento oportuno para salientar a importância do ensino de botânica.

Voltada para a comunidade acadêmica do respectivo campo profissional e de pesquisa, essa edição do congresso busca ressaltar a importância fundamental da educação em todos os níveis, de forma democrática e inclusiva, de modo que a botânica e suas importâncias atinjam com qualidade a população, desde o ensino fundamental até o superior, valorizando a pujante flora brasileira e suas importantes funções, por vezes imperceptíveis à população.

O vice-reitor e professor da UFMA, Marcos Fabio Belo Matos, participou da mesa de abertura do evento no dia 24 e ressaltou a importância do Congresso. “É muito importante esse tipo de evento interinstitucional, neste caso, organizado por seis instituições. Isso ajuda muito a consolidar a importância que a área de botânica tem na ciência do país”, completou.

Durante os quatro dias de evento serão realizadas palestras, simpósios, mesas-redondas, atualidades botânicas, minicursos, lançamentos de livros, mostra de matérias didáticos, encontro com botânicos, reuniões de núcleos, entre outras atividades.

A programação completa do 72º Congresso Nacional de Botânica está disponível no virtuali eventos.

Saiba mais

Anualmente, desde janeiro de 1950, a Sociedade Botânica do Brasil (SBB), congrega profissionais, estudantes e dirigentes de entidades e órgãos ligados à botânica e às ciências afins para apresentação de trabalhos e discussão de diferentes temas ligados à área e a todas as subáreas.

A Sociedade Botânica do Brasil é uma Associação Científica, Cultural e Educacional que tem por finalidade desenvolver a área e ciências correlatas, visando à ampliação do conhecimento sobre a flora brasileira, o incentivo à formação de recursos humanos em botânica, bem como fornecer subsídios, dados e parâmetros para a tomada de decisões e políticas de meio-ambiente que envolvam os diferentes ecossistemas do Brasil e sua cobertura vegetal.

Por: Paulo Maciel

Produção: Bruna Castro