Comunidade acadêmica africana e comunidade do Sá Viana realizam 9ª edição da Confraternização Esportiva África x Brasil

publicado: 30/12/2022 14h00, última modificação: 02/01/2023 13h35

Foi realizada, na manhã de ontem, 29, na Arena do Sá Viana, a 9ª Confraternização Esportiva África x Brasil, confronto de futebol society de jogadores da comunidade universitária africana contra atletas do bairro Sá Viana. A confraternização contou com o apoio da Reitoria da UFMA e foi organizada pelos membros da comunidade africana da UFMA Anso da Silva e Anacleto Aníbal Xavier Domingos, além do membro da comunidade do Sá Viana Hamilton Farias Lobato, conhecido como “Mussolino”.

Os jogos ocorrem desde 2013, como contou Mussolino. “Antes jogávamos futebol de salão, então tivemos a ideia de marcar um jogo em um campo, jogávamos quinzenalmente. Depois de um tempo, começamos a fazer a confraternização do time todos os anos. Com o engajamento da comunidade, esse evento se tornou bem maior”, destacou.

Anacleto Domingos, mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela UFMA, revelou que essa iniciativa também é uma forma de matar a saudade de casa. “Cada um de nós vem de países diferentes e, no fim do ano, vem a saudade, e como ninguém vai poder voltar para casa, então por que não aproveitarmos juntos? Dessa forma, nos juntamos e procuramos algo que gerasse interação entre nós e a comunidade do Sá Viana, então começamos com esse jogo de futebol”, detalhou.

Anso da Silva, doutorando em Políticas Públicas na UFMA, mencionou que essa confraternização também é uma forma de desmistificar certas desinformações sobre a África, além de aproximar a comunidade acadêmica da do Sá Viana. “Queremos mostrar a realidade da África. Após os jogos, sempre sentamos e contamos as nossas vivências do lugar de onde viemos, como viemos para cá, como vivem nossas famílias, e isso acaba ajudando muito nas questões culturais”.

O estudante de pós-graduação também falou que as interações têm gerado ótimos frutos. “Os jovens da comunidade estão entrando na universidade. Já fiscalizei algumas aplicações do Enem e vi esses jovens fazendo a prova. No final, disseram que nós os motivamos”, contou.

Antônio Martins, morador da comunidade do Bacanga, comentou que estava muito motivado para a sua primeira participação no evento: “Fui convidado pelos meninos que conheci por meio da UFMA. Moramos perto e estou bem animado, é sempre bom fazer amizades”.

Para Edilson Lobato, morador do Sá Viana e na ocasião árbitro da partida, esse evento traz visibilidade para a comunidade. “Temos que agradecer aos meninos, apesar de não serem daqui, são pessoas muito amáveis com a comunidade e fazem a diferença, então fazemos o possível para ajudá-los também”, declarou.

A partida

No primeiro tempo o time brasileiro manteve a posse de bola e, em menos de 5 minutos, veio o primeiro gol para a comunidade do Sá Viana. Numa partida emocionante, o primeiro tempo terminou em 5 x 5. Logo no começo do segundo tempo, os africanos mostraram habilidade e muita disposição ofensiva. No fim, o time brasileiro reagiu e o jogo terminou em empate: 12 x 12.

Confira as fotos da confraternização:

9° Edição da Confraternização Esportiva África x Brasil - 29-12-2022

Por: Juan Terra