Comissão Eleitoral confirma Fernando Carvalho e Leonardo Soares como os mais votados na consulta para reitor e vice-reitor da UFMA.

publicado: 02/08/2023 15h26, última modificação: 03/08/2023 10h39
Consulta Pública 2023: Comissão Eleitoral divulga edital com resultado definitivo

Na última quinta-feira, 27 de julho, a Comissão Eleitoral responsável pelo processo da Consulta Pública para a escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou o edital CE Nº 15/2023, de 27 de julho de 2023, com o resultado definitivo da apuração dos votos.

A votação ocorreu no dia 21 de julho, das 8h às 22h, de modo remoto, por meio do sistema Helios Voting, de forma democrática e transparente. A apuração foi iniciada logo após o encerramento da votação, apresentando o resultado à comunidade acadêmica. Ao todo, foram computados 18.480 votos. Foram 14 seções eleitorais contendo seis urnas em cada uma — sendo três disponíveis para o voto em reitor(a) e três em vice-reitor(a) — finalizando com um total de 41 urnas. Com relação aos votos nulos e brancos foram: 325 nulos e 344 brancos.

O professor e candidato Fernando Carvalho recebeu 43,52% dos votos e foi o mais votado para o cargo de reitor, seguido pelos candidatos Luciano da Silva Façanha (36,38%), Isabel Ibarra Cabrera (15,78%) e Wener Miranda Teixeira dos Santos (3,59%).

Para o cargo de vice-reitor, o candidato Leonardo Soares ficou em primeiro lugar na votação, com 29,09% dos votos. A seguir, o resultado da votação dos demais candidatos, pela ordem de classificação: Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade (25,15%), Ridvan Nunes Fernandes (13,42%), Maria do Carmo Lacerda Barbosa (10,53%), Marcelino Silva Farias Filho (9,65%), Dimas dos Reis Ribeiro (9,00%) e Benedito Viana Freitas (1,73%).

Resultados

A fórmula utilizada na votação segue regra prevista na Lei nº 5.540/1968, que estabelece a prevalência do peso de 70% dos votos proferidos por docentes em relação às demais categorias que integram a comunidade acadêmica. O mesmo formato também é adotado em todas as outras instituições federais de ensino do país que utilizam o sistema de consulta prévia, em atenção à referida lei.

Dessa forma, a aferição do percentual obtido por cada candidato observa o quantitativo ponderado de votos recebidos por cada candidato aos cargos de Reitor e Vice-Reitor durante o processo eleitoral, na forma estabelecida pela lei federal e pelo art. 37, da Resolução Consun n. 151/2010, que disciplina a atribuição de peso dos votos da seguinte forma: 70%, para o segmento docente, 15% para o segmento do pessoal técnico-administrativo e 15% para discentes

Confira abaixo o fechamento aritmético dos resultados apurados:

Cargo de reitor(a):

Cargo de vice-reitor(a):

Lista Tríplice

A Consulta Pública representa a primeira etapa para a escolha da nova gestão da Universidade, que terá continuidade com a formação de duas listas tríplices pelo CONSUN, que serão encaminhadas ao Ministério da Educação, no prazo máximo de 60 dias antes do encerramento da atual gestão.

Na sequência, o Presidente da República fará a nomeação dos novos reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade, escolhidos entre os indicados nas duas listas elaboradas pelo Conselho Universitário.

Para conferir a apuração completa dos votos, acesse aqui.

Por: DCom

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents