Comemoração pelo Dia do Engenheiro Químico na UFMA aborda sustentabilidade e meio ambiente em roda de conversa

publicado: 23/09/2022 15h45, última modificação: 23/09/2022 19h44

Na terça-feira, 20, no Auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET), foi realizado um evento em celebração ao Dia do Engenheiro Químico. O evento foi marcado por rodas de conversas e apresentações abordando temas tangentes à profissão, como meio ambiente, sustentabilidade e tecnologia. O evento contou com a participação de alunos, professores e representantes de empresas da região, além da presença do reitor, o professor Natalino Salgado Filho, e do diretor do CCET, Atsushi Tanaka.

A temática do evento trouxe o tema “Transformar a matéria em uma vida melhor” para debate. Segundo o organizador do evento e coordenador do curso de Engenharia Química, Jaiver Efren Jaimes Figueroa, o encontro foi destinado a toda a comunidade acadêmica, mas especialmente para os alunos, ex-alunos, professores e corpo administrativo do curso, com o objetivo de apresentar a importância da profissão e fomentar discussões fundamentais ao exercício da profissão do engenheiro químico e da engenharia em geral.

Além de homenagear a profissão, também foram comemorados os 15 anos do curso na UFMA, que já formou mais de 300 alunos. “A importância do engenheiro químico no desenvolvimento sustentável é indiscutível, e eventos como esse dão ênfase à importância da profissão para criarmos uma sociedade mais justa com o meio ambiente”, comentou o docente.

Para Jaiver, o retorno das aulas presenciais na Universidade, após um longo período de atividades remotas, atribui maior relevância ao encontro, pois os alunos “voltam a desfrutar a presencialidade e o calor humano que a instituição dá”, em suas palavras.

Saiba mais

A engenharia Química busca o aprimoramento de processos industriais baseados em transformações físico-químicas e biológicas. O engenheiro químico é aquele que desenvolve projetos e administra processos de indústrias, a fim de aumentar a eficiência da produção e diminuir os impactos ao meio ambiente. O dia 20 de setembro marca o dia do engenheiro químico no brasil, que serve para promover a capacitação de melhores condições para a profissão. Na data, instituições de todo o país promovem palestras e congressos para promover a atualização do profissional.

Por: Orlando Ezon