Começam, nessa terça, 27, o III Encontro de Currículo da Educação Básica e o II Seminário de Narrativa e Políticas Narratividades

publicado: 26/09/2022 11h37, última modificação: 26/09/2022 20h19

Nessa terça-feira, 27, terão início as atividades do III Encontro de Currículo da Educação Básica e do II Seminário de Narrativa e Políticas Narratividades. Ambos serão realizados simultaneamente, em formato híbrido. Os eventos são uma realização do Grupo de Pesquisa em Currículo da Educação Básica (GPCEB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da UFMA, que tem como líder a professora Maria José Albuquerque Santos.

O evento conta com minicursos, mesas-redondas, conferências e espaço para comunicações orais, além de apresentações culturais. A conferência de abertura terá como tema “Currículo e vida para uma educação com a diferença” e será ministrada pela professora Marlucy Paraíso, da Universidade Federal de Minas Gerais, com transmissão pelo Canal da UFMA no Youtube. Já a conferência de encerramento traz o tema ““Um currículo de currículos: dialogando com conhecimento, didática e profissionalização docente”, que será ministrada pela professora Maria do Céu do Roldão, da Universidade do Porto, Portugal.

Mesas-redondas

Um destaque também vai para as mesas-redondas do evento. No dia 27, com início às 16h, haverá a mesa “Uns se organizam no medo, outros na esperança: o legado do Prata da Casa na UFMA”, com os participantes do projeto Prata da Casa, em formato presencial, no Auditório Central da UFMA. “Esta mesa é uma singela homenagem ao nosso professor Erasmo Campelo, idealizador e coordenador geral do Projeto Prata da Casa, que, no final dos anos 1990, conseguiu criar o maior programa de fomento à pós-graduação que a UFMA já viu”, explica o professor Marcos Fábio Belo Matos, coordenador da mesa. A frase que dá título à mesa-redonda foi, inclusive, dita pelo próprio Erasmo.

No dia 29, a partir das 10h30, haverá a mesa-redonda “Os desafios da pós-graduação no Maranhão: as demandas em face da pandemia e seus desdobramentos na pesquisa e na vida dos pesquisadores/as”, que terá como mediadores o professor Fernando Carvalho Silva, pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), e do professor Antônio Assis Cruz Nunes, do PPGEEB; além de contar com as participações dos professores Flávio Luís Castro de Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult-UFMA); Vanja Dominices Fernandes Coutinho, do PPGEEB; Lucinete Marques Lima, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMA); e Ana Lúcia Duarte, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Marnahão (PPGE-Uema).

Ao todo, o evento conta com a inscrição de 160 participantes. A coordenação conta com as parcerias da Fundação Sousândrade (FSADU), do PPGEEB, da editora Eureka e da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed). Toda a programação do III Encontro de Currículo da Educação Básica e do II Seminário de Narrativa e Políticas Narratividades pode ser acessada no site da FSADU.

Por: DCom