Começa hoje, 22, o III Colóquio do PPGFOPRED na UFMA de Imperatriz

publicado: 22/11/2023 09h03, última modificação: 22/11/2023 09h09
A programação se estende até sexta-feira, 24, e conta com palestras, apresentações de trabalhos, rodas de conversas, minicursos, lançamento de livros e apresentações culturais
Começa hoje, 22, o III Colóquio do PPGFOPRED na UFMA de Imperatriz

Inicia hoje, 22, na UFMA Câmpus Imperatriz, o III Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas: Políticas Públicas para Educação Superior, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED-UFMA). A cerimônia de abertura ocorrerá no Auditório da Unidade Professor José Batista de Oliveira, do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), a partir das 18h.

O evento, que se estende até sexta-feira, 24, conta com a presença de palestrantes, docentes e discentes do curso, e as temáticas serão debatidas por meio de apresentações, pesquisa, rodas de conversa, minicursos e oportunidades de networking.

Serão abordados os seguintes eixos temáticos: Formação de professores para educação básica e superior; Políticas públicas na educação superior; e Práticas educativas interdisciplinares, pluriculturais, da diversidade e tecnologias na educação básica e superior.

Em sua primeira participação no evento, o professor doutor e responsável pelo minicurso Contribuições das escritas narrativas na (re)criação de políticas curriculares na prática docente, Joelson Morais, destaca que a ocasião proporciona uma reflexão sobre diversas abordagens de ensino, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da educação. "É de suma importância para que estudantes e professores possam pensar nas diferentes possibilidades de aprender a ensinar com as escritas narrativas, de pesquisa, da própria prática e de formação”, afirma o professor.

Para o professor e organizador geral do evento, Jónata Moura, o evento é uma ótima oportunidade para promover discussões sobre políticas públicas para a educação superior além de oferecer aos pós-graduandos a oportunidade de divulgar suas pesquisas. “Lançar luz sobre as práticas universitárias – especialmente as de ensino e aprendizagem – indissociadas das contradições entre a realidade concreta das instituições e as demandas oriundas dos campos políticos e econômicos em tempos de neoliberais, promovendo discussões acerca das políticas públicas para a educação superior e, ainda, oportunizar que os pós-graduandos divulguem suas pesquisas”, ressalta.

Além disso, a expectativa é que a comunidade científica e os profissionais, de modo geral, possam conhecer as pesquisas que estão sendo produzidas no âmbito do PPGFOPRED e que, com isso, seja possível a troca de saberes e conhecimentos acerca das políticas públicas para a educação superior e educação básica.

Sobre o evento

O III Colóquio sobre Políticas Públicas para Educação Superior é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (CCIM/UFMA).

A importância do III Colóquio se justifica sobretudo pela importância e pela necessidade de promover discussões acerca das políticas públicas para a educação superior. E uma das formas mais eficazes de discutir esse tema é de forma coletiva, sob várias perspectivas.

Trata-se, portanto, de uma oportunidade de lançar luz sobre as práticas universitárias – especialmente as de ensino e aprendizagem – indissociadas das contradições entre a realidade concreta das instituições e as demandas oriundas dos campos políticos e econômicos em tempos de neoliberais.

Informações

A organização do evento informa que o credenciamento ocorrerá hoje, 22, a partir das 14h30, no hall do auditório da Unidade Professor José Batista de Oliveira, do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM).

É necessário levar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição no evento. Na oportunidade, cada participante escolherá um minicurso para participar.

Por: Cinthya Monteiro e Kaylane Freire