Começa a 15ª edição da Feira do Livro, no Centro de Convenções da UFMA

publicado: 06/12/2022 14h36, última modificação: 06/12/2022 18h28
A 15ª Felis é realizada, pela primeira vez, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão

Na manhã de segunda, 5, com apoio da Universidade Federal do Maranhão, foi realizada a abertura da 15ª edição da Feira do Livro de São Luís (Felis), no Centro de Convenções da UFMA, promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com a temática “15 anos mirando o mundo”, a Felis foi concebida com o objetivo de fortalecer a tradição literária e cultural da capital maranhense, propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas e criativas em torno do livro e da mediação da leitura.

A mesa de abertura contou com a presença do diretor da Editora da UFMA (Edufma) Sanatiel de Jesus Pereira; do prefeito de São Luís, Eduardo Braide; do secretário da Secult, Marco Duailibe; da secretária da Semed, Anna Caroline Marques; da presidente da Academia Maranhense de Trovas, Vanda Cunha, filha do homenageado Carlos Cunha; da presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), poetisa e membra da cadeira número oito da Academia Ludovicense de Letras (ALL), Dilercy Aragão Adler; e da diretora regional do Serviço Social do Comércio, Rutineia Amaral.

Nas palavras de Sanatiel Pereira, o fato de a Universidade ter acolhido a 15ª Felis agregou como uma grande oportunidade no que tange a participação da Edufma com a sociedade literária. Ele também acrescentou que o estande da Edufma conta com mais de seiscentos exemplares expostos na Feira do Livro “Este é um momento digno para a UFMA, pois o reitor Natalino Salgado acertou na mosca ao determinar e aceitar a realização deste evento na nossa Universidade. Isso vai ser uma experiência muito interessante, também espero que seja bastante produtiva, quem sabe pensar em novas edições da Felis aqui na Instituição”, comentou.

Nesta edição, conforme afirmou o prefeito de São Luís Eduardo Braide, foram disponibilizados quinhentos mil reais em vale-livro, para os estudantes e professores da rede municipal de ensino. “Que este momento da 15ª Felis estabeleça-se para que possamos popularizar cada vez mais a importância do livro para a educação. A Felis não ultrapassa só a questão do livro em si, mas toda uma questão cultural do conhecimento e do ensinamento. Portanto agradeço ao professor Sanatiel, que, nesta ocasião, está representando a UFMA, e que leve ao reitor Natalino Salgado a nossa gratidão por estar nessa parceria conosco”, expressou.

Criada pela Lei Municipal nº 4.449, em 2005, neste ano, a Felis está homenageando importantes personalidades da literatura maranhense, como Maria Firmina dos Reis, Almeida Galhardo e Carlos Cunha. “A Feira do Livro está de parabéns por homenagear personalidades tão importantes da nossa historiografia cultural maranhense e brasileira. Inclusive, estou muito feliz que a Felis esteja ocorrendo, sobretudo por ter nos presenteado com três personalidades singulares na superficialidade e especificidade de cada uma dessas figuras que representam a literatura local”, reconheceu Dilercy Adler, presidente do IHGM.

A Felis conta com estandes para comercialização de livros; estandes para o Sebo Literário; estandes de editoras das universidades e academias de letras; auditório para realização de palestras e apresentações artísticas; espaço para lançamento, relançamento e sessão de autógrafo de livros, com área aberta com estrutura de grid, ambientado com bancadas individuais e cadeiras; espaço para recepção de crianças com programação infantil, com a equipe da Biblioteca Municipal José Sarney; Carro Biblioteca Semed 1, com equipe da coordenação de educação infantil; Carro Biblioteca Semed 2, com equipe da coordenação de Ensino Fundamental; Biblioteca Móvel do Sesc (Bibliosesc), com programação de narração de histórias, oficinas e mediação de leitura; Área para Artesanato, um espaço aberto para exposição e venda de artesanato local; e praça de alimentação e food truck.

Confira a programação completa no site da Prefeitura de São Luís

Veja as fotos do primeiro dia da Felis:

15ª Feira do Livro de São Luís

Por: Lucas Araújo