Com vasta oferta de atividades a pessoas da terceira idade, Universidade Integrada da Terceira Idade segue com inscrições abertas para turma de 2022

publicado: 14/02/2022 12h04, última modificação: 15/02/2022 08h25

Reeducação alimentar, noções básicas de geriatria, lazer e turismo, concentração e memória, fitoterapia, informática na terceira idade, psicologia na terceira idade, artesanato e atividades físicas são as atividades do projeto de extensão Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), que está com inscrições abertas para a turma de 2022, por meio do Edital Nº 001/2022. Devido ao aumento de casos da variante Ômicron, as aulas funcionarão na modalidade virtual, via Google Meet.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março, presencialmente, na secretaria da Uniti localizada no prédio CEB Velho, do Câmpus São Luís. Os interessados deverão agendar o atendimento por meio dos telefones (98) 3272-8615 e (98) 97002-8201, ou pelo e-mail uniti.proec@ufma.br, no horário das 8h30 às 11h30 ou das 14h às 16h.

Jadir Lessa, diretor da Uniti, afirma que, ainda no contexto da pandemia, todos os cuidados necessários serão tomados durante a ida à Universidade no ato da inscrição. “Seguiremos todas as orientações sanitárias de segurança relacionadas à pandemia da covid-19, solicitando, no ato da inscrição, a apresentação do comprovante de vacina. Vamos disponibilizar o totem de álcool em gel, água e sabão nos banheiros para higienização das mãos e reforçar a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção”, afirmou.

Durante vinte e sete anos, a iniciativa se tornou um espaço de acolhimento, o que começa logo na inscrição, segundo o diretor. “A partir do momento da inscrição, é realizada uma entrevista com os alunos para entender o contexto social de cada um. Partindo disso, realizamos o acompanhamento desses alunos dentro das atividades oferecidas pelo projeto e percebemos o seu desenvolvimento ao longo do ano. Dessa forma, o projeto Uniti tem sido um espaço que proporciona o autoconhecimento e a ressignificação de suas histórias”, explicou.

Segundo o edital, a lista final dos inscritos será divulgada em 1° de abril, e o início das aulas será no dia 11 do mesmo mês. Para mais informações, como a documentação necessária para inscrição, acesse o edital.

Saiba mais

Criada em 1995, a iniciativa é construída por meio de um convênio firmado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA, junto com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). Ao todo, serão ofertadas 120 vagas, que contemplam pessoas a partir de 50 anos.

Por: João Meireles

Produção: Laís Costa