Com transmissão pelo Youtube, abertura do Fórum de Graduação 2021 conta com a presença dos pró-reitores, diretores de centros e comunidade acadêmica

publicado: 22/06/2021 21h30, última modificação: 22/06/2021 22h40
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

De forma remota e com transmissão pelo canal institucional da UFMA, na tarde de ontem, 21, ocorreu a abertura do Fórum de Graduação 2021, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão, com o intuito de refletir sobre o ensino remoto e o enfretamento das universidades federais na pandemia e a discussão de temas relevantes para a melhoria da qualidade do ensino de graduação da UFMA e as novas diretrizes das licenciaturas de engenharia.

O diretor de Desenvolvimento de Ensino de Graduação (Dideg), vinculado a Proen, Jhonatas Almada, destacou que o fórum é um grande esforço que a Universidade realiza para manter suas atividades em meio a pandemia. “No contexto internacional, o grande tema que se discute é quais serão os rumos da educação superior. Esse ano sairá uma publicação da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura divulgando as perspectivas de futuro para a educação superior até 2050. E no próximo ano ocorrerá a Conferência Mundial de Educação Superior debatendo como será as universidades no futuro e o que elas aprenderam na pandemia. E já é hora de pensar na universalização da educação superior, assim como se já tem na educação básica”, comentou.

Ele ainda salientou que no contexto nacional vive-se uma crise fiscal que já perdura cinco anos, junto com a crise econômica que afeta os orçamentos das universidades federais. “Apesar destas dificuldades, as universidades não deixaram de trabalhar na pandemia e continuam cumprindo sua missão. Já no contexto local, temos grande papeis que a UFMA exerce, formando profissionais de saúde; o papel estratégico que o Hospital Universitário realiza no enfrentamento da Covid-19; o apoio da Universidade no processo de vacinação da população e culmina na realização do Fórum de Graduação 2021, que tem o intuito de avaliar o ensino remoto emergencial e introduzir debates da reforma curricular dos cursos de graduação em engenharias e licenciaturas”, revelou.

A pró-reitora de Ensino (Proen), Isabel Ibarra Cabrera, informou que a pandemia ocasionou o atraso do Fórum de Graduação e motivou que a Universidade buscasse esforços para a readaptação do ensino presencial. “Nós tivemos que enfrentar esse desafio e aproveito a oportunidade para citar o historiador Nicolau Sevcenko, que destacava que a revolução tecnológica que estamos vivendo acaba fazendo com que nós entremos em um looping de uma montanha russa e a Universidade entrou nesse looping para reinventar a educação, e os professores tiveram que utilizar as tecnologias da informação para mediar e manter o ensino de graduação e pós-graduação”, elucidou.

Ela ainda reforçou que com o lançamento do Painel de Cursos de Graduação que ocorreu na sexta, 18, pelo reitor Natalino Salgado Filho, possibilitou a disponibilização de materiais para todos os coordenadores de cursos e chefes de departamentos visualizarem o potencial dos cursos de graduação, mas também as suas fragilidades. “Quando assumimos a pró-reitoria de Ensino, tínhamos como objetivo e necessidade discutir uma política de formação de professores de forma coletiva, visando a criação de orientações próprias, e facilitar os trâmites legais dentro da Universidade; além de fortalecer e atualizar a prática como componente curricular nas licenciaturas e nas engenharias. Pensando nisso, foi criada a programação do Fórum deste ano”, ressaltou.

Por fim, o reitor declarou que durante sua primeira gestão na UFMA, de 2007 a 2011, foram debatidas e idealizadas várias ações em fóruns, objetivando a melhoria do ensino da Universidade. “Nesses primeiros anos de gestão ocorreram vários fóruns em torno da graduação, pós-graduação e extensão, e se repetiu nos anos seguintes da minha gestão. O Fórum é um momento crucial para construir e desconstruir ideias e pensamentos, até que se chegue a um relatório, que favoreça as ações e atividades de ensino dentro da Universidade. Os debates tem o objetivo de consolidar as melhores práticas, percorrendo caminhos e adequações. E hoje, temos bons resultados, os cursos estão prestando uma formação de excelência e avaliados em sua maioria com nota média quatro”, finalizou.

Após a solenidade de abertura ocorreu a exposição e debate do primeiro painel, “Universidades Federais na pandemia da covid-19”, ministrado por Adriana Almeida Sales de Melo, docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

Assista na íntegra a abertura do Fórum de Graduação 2021:

Saiba mais

A cerimônia ainda contou com a presença do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Walber Lins Pontes; do pró-Reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Silva Soares; da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade; do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; e da diretora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente Viana.

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque