Com Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação – Ciclo 2024, UFMA é contemplada com 25 bolsas de mestrado e doutorado pelo CNPq

publicado: 05/04/2024 15h54, última modificação: 05/04/2024 15h54
Com Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIGPG) – Ciclo 2024, UFMA é contemplada com 25 bolsas de mestrado e doutorado pelo CNPq

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) conquistou 25 bolsas para apoio à pós-graduação, sendo 19 de mestrado e 6 de doutorado. As bolsas fazem parte da Chamada CNPq nº 35/2023 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, no Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) – Ciclo 2024.

Com a conquista, a UFMA está comprometida em proporcionar a inclusão e a equidade, anunciando uma chamada interna para distribuição das bolsas aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, reforçando o compromisso da instituição em garantir oportunidades de formação e pesquisa para todos os seus estudantes.

Rosângela Fernandes, diretora de Pós-Graduação da Agência de Empreendedorismo, Inovação, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), explica como serão distribuídas as bolsas entre os programas para que os discentes em situação de vulnerabilidade econômica possam ser contemplados: “Estamos elaborando uma chamada interna com o objetivo de distribuir essas bolsas suplementares de Mestrado e Doutorado concedidas pelo CNPq. A ideia é apoiar os Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos da UFMA, por meio da concessão dessas bolsas para alunos com vulnerabilidade econômica”.

O impacto das bolsas na qualidade e consolidação dos programas para Universidade é contribuir para o fortalecimento da investigação nas áreas e temas estratégicos propostos pela Ageufma, além de contribuir para a permanência de alunos vulneráveis nos programas de Mestrado e Doutorado.

A diretora ainda complementa sobre a posição da UFMA no cenário de concessão de um grande número de bolsas para estudantes de baixa renda: “Se observarmos o quantitativo de bolsas que o CNPq aprovou, a UFMA obteve um excelente número de bolsas de mestrado e doutorado. A UFMA concorreu, assim como as demais instituições, por meio de Projeto Institucional para Pesquisa apresentado ao CNPq. As propostas aprovadas foram financiadas de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq” destaca.

Por: Karina Soares

Produção: Sarah Dantas