Com o tema “Abrace o Outubro Rosa”, Câmpus de Pinheiro realiza campanha de prevenção ao câncer de mama

publicado: 26/10/2022 11h04, última modificação: 26/10/2022 16h46

Realizada durante todo o mês de outubro, em alusão ao mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a campanha “Abrace o Outubro Rosa”, organizada pela equipe de bibliotecários-documentalistas e bolsistas da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPI), foi idealizada com objetivo de esclarecer e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a necessidade da prevenção ao câncer de mama.

A ideia central da campanha é convocar toda a comunidade acadêmica de Pinheiro para registrar e postar uma foto nas redes sociais com a hashtag #bphooutubrorosa, ao lado do símbolo da campanha, exposto em um painel localizado no Hall do Prédio das Licenciaturas, com o objetivo de trazer à tona a relevância da prevenção ao câncer de mama, no intuito de promover a disseminação de informação, a reflexão, a atenção e o cuidado contínuo com a saúde.

A bibliotecária e idealizadora da campanha, Soraya Vieira de Albuquerque, ressalta a importância de promover a conscientização do tema por meio da biblioteca. “’Abrace o outubro rosa' nasce da reflexão de que a biblioteca, mesmo com o caráter universitário, pode traduzir, em sua essência, múltiplas informações e quanto é importante promover nesse universo a conscientização acerca de questões tão sérias como o câncer de mama. Assim, tem a missão de incentivar e conscientizar a comunidade acadêmica ao cuidado com a saúde por meio da informação, cujo foco principal é salvar vidas”, afirma.

Sobre as expectativas, a idealizadora da campanha relata a importância da comunidade acadêmica “abraçar” cada vez mais propostas de realização de projetos com esse tema. “Temos a expectativa e a esperança de que a cada campanha realizada, pudemos contribuir para formação de uma corrente ímpar de prevenção ao câncer de mama, pois, com a promoção dessas campanhas, a semente da conscientização pôde ser plantada, para assim florescer o cuidado com a saúde, que é de suma importância”, realça.

Desde 2017, a Biblioteca Setorial do CCPI de Pinheiro promove campanhas sobre o Outubro Rosa na Universidade, com o propósito de expandir a campanha para além das dependências da biblioteca.

Com contribuição da estudante do projeto Repórter no Câmpus Emanuelle Menezes.

Por: Paulo Maciel

Produção: Bruna Castro