Notícias

Com inscrições abertas, 22º Congresso Nacional Redor será realizado na UFMA

publicado: 25/09/2024 11h24, última modificação: 25/09/2024 19h58
A UFMA sediará o evento, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de novembro, pela terceira vez
Com inscrições abertas, 22º Congresso Nacional Redor será realizado na UFMA

Pesquisadoras, estudantes, ativistas e profissionais estarão reunidas, entre os dias 6 e 9 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no 22º Congresso Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero (Redor). O evento será um espaço debate sobre relações de gênero, com foco no tema "Gênero, Feminismos e Contracolonialidade: diálogos com mulheres na ciência e as desigualdades regionais".

A Redor é uma rede feminista que congrega pesquisadoras da região Norte e Nordeste, que possui um papel científico, cultural e social de discutir as questões de gênero, apontando indicadores nessa temática por meio da pesquisa que as divulga em seu congresso a cada dois anos.

“O tema do evento, centrado na perspectiva da Contracolonialidade com imersão na presença de mulheres na ciência e as desigualdades regionais, é inovador e traz um apelo para se pensar a ciência com equidade e justiça. Várias atividades dentro da programação convergem para esse ponto central, sendo um ponto alto a conferência de abertura que terá como foco a presença de mulheres na ciência”, explica a coordenadora geral do evento, Iraildes Caldas, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Segundo a colaboradora na comissão de organização do congresso, Sirlene Mota Pinheiro da Silva, professora do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Educação, membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (GESEPE), nesta edição, a terceira a ser realizada na UFMA, espera-se a participação de cerca de duzentas pessoas, entre estudantes de graduação, de pós-graduação, membros desses grupos, profissionais e membros dos núcleos e grupos de pesquisa, entre outras interessadas nas temáticas a serem discutidas durante o evento.

Os catorze grupos de trabalho (GTs) do 22º Congresso Nacional Redor abordarão uma gama de temas relacionados a gênero, feminismos e interseccionalidades, incluindo: gênero e educação; gênero e geração; gênero, saúde e direitos reprodutivos; violência contra mulheres; gênero, literatura e linguística; gênero e trabalho; feminismos, política e poder; feminismos, raça e etnia; gênero e sexualidade; masculinidades; gênero, feminismos e agroecologia; gênero, identidade e cultura; gênero, meio ambiente e ecofeminismo; gênero e ciências; e interseções entre gênero, educação e saúde. Os trabalhos, as pesquisas e os relatos de experiências compartilhados nos GTs dialogam com os respectivos temas, promovendo trocas e debates interdisciplinares e interseccionais.

Programação

Nos três dias de evento, conferências, mesas-redondas, painéis de teses, apresentação de trabalhos em grupos de trabalho temáticos, além de atividades culturais enfatizarão a troca de saberes, a pesquisa conjunta e o diálogo entre academia e programas de pós-graduação, reforçando sua missão de integração regional e fortalecimento dos estudos de gênero, a exemplo da conferência de abertura “O impacto e os desafios do feminismo e da contracolonialidade na ciência” e as mesas-redondas “Gênero e contracolonialidade nas encruzilhadas do conhecimento: disparidades regionais na produção Norte e Nordeste”, “ Gênero e Contracolonialidades: desafios e conquistas das mulheres nas ciências”, “Mulheres quilombolas nas ciências: trajetórias, impasses e (re)existência”.

A programação completa do 22º Congresso Nacional Redor está disponível no site do evento.

Para participar

Para garantir a participação no evento, os (as) interessados (as) devem preencher a ficha de inscrição e optando entre as categorias disponíveis de acordo com seu perfil e interesses no evento. Certifique-se de completar todas as informações requeridas e seguir as instruções de pagamento para confirmar sua inscrição. O processo é simples e rápido.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

Sobre a Redor

A Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero foi criada em 1992, durante reunião do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), vinculado à Universidade Federal da Bahia. Seu objetivo consiste em reunir, articular e desenvolver estudos sobre mulheres e relações de gênero nas e entre as regiões Norte e Nordeste do país, realizando a divulgação desses estudos.

“A Rede tem uma importância significativa para o Norte e Nordeste, na medida em que não só divulga as pesquisas realizadas nessas duas regiões, como também articula e constrói relações feministas com as pesquisadoras de outras regiões do país e de outros países. O congresso tem o objetivo de difundir conhecimentos, promover trocas e reflexões conceituais e dar visibilidade à produção Norte-Nordeste sobre os estudos de gênero”, explica a coordenadora da Redor, Iraildes Caldas.

A Redor é constituída por Núcleos e Grupos de Pesquisa vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) pertencentes à essas duas regiões. Possui três grandes linhas de trabalho: 1) Estudos e Pesquisas; 2) Capacitação; 3) Publicação. Atualmente, a Redor possui 35 núcleos e grupos de pesquisa distribuídos entre dezessete núcleos e doze grupos na Região Nordeste e quatro núcleos e dois grupos na região Norte, estando, pois, essas duas regiões minimamente organizadas em torno dos estudos de gênero e sobre a mulher.

No Maranhão, fazem parte desta rede o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Mulher, Cidadania e Relações de Gênero - NIEPEM, o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero (NEPERGE), o Grupo de Estufos em Gênero, Memória e Identidade (GENI), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (GESEPE) e o Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Relações de Gênero, Étnico-Raciais, Geracional, Mulheres e Feminismos (GERAMUS) da UFMA, além do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Família (NEGESF-UEMA).

A Redor já realizou 21 congressos, no período temporal de 1992 a 2022, nos nove estados da Região Nordeste (Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Piauí, Maranhão, Sergipe e Paraíba) e em dois estados na Região Norte (Amazonas e Pará).

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: